Boas.
Já escrevi este nome deste pequeno lugar, como Ich, Iche e dizem também que se pode escrever como Yich.
Mas como diz o nosso amigo Mohammed Lahyani, devemos escrever Ich.
Ich, é o lugar ou território mais a este de Marrocos, não estando até aos dias de hoje definida qualquer fronteira terrestre, não sendo contudo, um aperto de mão de parentes de ambos os lados, isto no sentido figurativo,
Fomos (a Land Lousã) a Ich, pela primeira vez em 2010. fomos muito bem recebidos quer pela população quer pelos militares. Depois voltamos em 2012, e notamos que as obras de infraestruturas básicas, estavam a começar, seja a rede de abastecimento de água, esgotos, a construção da Casa da Cultura e um pequeno aubergue. Mais uma vez fomos excelentemente recebidos, quer pelos responsáveis locais quer pelos militares.
Votamos ( Land Lousã) em 2015 e do mesmo modo fomos recebidos.
De todas às vezes e por deferência dos militares, foi-nos permitido fazer bivouac no Oásis, junto a pequena albufeira. Sim por deferência, já que a água naquela zona é um bem estratégico.
Desta vez fomos ver a conclusão das obras e fizemos uma visita a Casa da Cultura, onde fizemos uma pequena sessão, depois de nos ser servido um chá com amendoins e bolachas.
Nesta sessão foi-nos dado a conhecer, algumas das dificuldades que a Associação tem, por estar longe de qualquer ponto de decisão, Bouarfa fica a cerca de 110 kms, Figuig a mais de 100 kms, por pista.
Ich, ´tem como principal actividade a agricultura e a criação de gado (Cabras), sendo auto-suficiente para que a população viva sem grandes dificuldades.
A maior carência tem a ver com a falta de medicamentos, nomeadamente gotas para os olhos, anti-inflamatórios,anti-piréticos e vitaminas. Material escolar e informático, são também muitos importantes, já que em Ich, não há qualquer ponto de venda, e qualquer material tem de ser adquirido em Bouarfa.
Assim foi-nos transmitido pelo responsável da Associação uma pequena lista com as principais carências, onde eles não têm hipótese de satisfazer por falta de meios financeiros nomeadamente:
– Medicamentos como referimos acima;
– Material escolar, cadernos, lápis de cor, giz e canetas e um quadro moderno;
– 3 ou 4 computadores em língua francesa e respectivas impressoras;
– Roupa de bebé e criança bem como sapatos.
Vamos fazer uma campanha, para que possamos no final de ano entregar este material em Ich, sendo que esta data fica sujeita a confirmação.
Vamos fazer votos que até lá a Associação consiga equipar o novo Auberge com as camas e colchões, coisa que tem sido difícil por falta de verba.
Fica esta nota e diga como quer colaborar……….Ich é Fixe