Por norma os Passeios à Marrocos, são idealizados para uma semana em regime de “ prego a fundo” com a urgência de chegar a Erg Chebbi, para a Boucle do costume, deixando de visitar recantos de muita beleza.
Para quem sai de Ouarzazate em direcção a Marrakech, passa por Ait-Benhaddou, Património Mundial da UNESCO, a qual aconselhamos uma visita demorada. Depois entra nas das Gorges de Ounila até a N9 com passagem por Telouet. O Vale é imponente, até 2010 era uma Pista estreita que obrigava a muita atenção na condução.
A nossa proposta é um percurso com início em Ait-Benhaddou, com uma vista a Tasga.
Em Inmiter devemos abandonar a antiga Pista de Telouet, agora quase toda pavimenta e tomar a direcção de Tasga, para um Vale onde há um oásis fantástico e original com muitas amendoeiras, nogueiras e oliveiras centenárias.
No Vale há um pequeno Auberge o Auberge Camping Chez Saïd, que para além de estar localizado num local paradisíaco do Alto Atlas, tem umas condições rústicas razoáveis e preços acessíveis.
A partir do Auberge é possível fazer uma visita em caminhada com o próprio Saïd, uma visita à fortaleza de Aït Amo Ali, construção imponente de pedra e lama podendo ainda ver durante o percurso a Casa dos Mortos e o Lago dos Peixes Sagrados.
Subindo um pouco mais é visível um abrigo de gado de Alta Montanha, uma sequência de alpendres construídos com pilares e ripado entrelaçado de madeira de orgânia, revestidos com barro, protegendo da neve e do calor.
Mas, antes de chegar a Inmiter, é possível ver a esquerda de quem sobe os cristais de sal ao longo do Oued. Descendo um pequeno trilho é possível ver a a galeria onde homens retiram blocos de sal “Mellah”.
Fica esta nossa sugestão, usufrua e dê notícias depois.
Comentários
Um comentário a “TASGA – AÏT AMO ALI – CANYON DE TASGA – MINA DE SAL”
Grande Mestre,
Em Outubro vou aproveitar esta dica e vou visitar a fortaleza de Aït Amo Ali.
Aproveito para informar que o Ksar de Télouet é fabuloso e que merece uma visita.
Cumprimentos
Rui Rodrigues