Navegar em OziDroid é uma operação simples e de especial importância já que permite ter em tempo real a posição sobre o mapa..
Fixa à direita do ecrã existe uma barra de comandos. Nesta podemos encontrar um botão que permite ao utilizador activar/interromper a função de registo de trajecto (GPS tracking), centrando o mapa na posição corrente.
Esta opção é fundamental mas não chega se quisermos tirar todo o partido da aplicação em termos de navegação. Para o seu correcto funcionamento é necessário termos em contas um conjunto de configurações.
Mapas (Indexar)
Na navegação em tempo real podemos ser confrontados com a incapacidade do OziDroid em obter automaticamente o mapa mais detalhado. Estes problemas estão muitas vezes relacionados com configurações definidas pelo utilizador para a localização dos ficheiros .map (os mapas) e das correspondentes imagens (normalmente ficheiros .ozf2, .ozfx3).
Quando um ficheiro .map é aberto, o OziDroid procura automaticamente a imagem.
Indexar ficheiros tem o objectivo de acelerar a pesquisa dos mapas. Os ficheiros de índices são criados a primeira vez que a procura de mapas é iniciada. O tempo que leva a criar estes índices pela primeira vez depende do número de entradas definidas em Map File Paths (Main Menu > Configuration Menu > General Settings > Map File Path).
Os índices são utilizados nas seguintes circunstâncias:
- Procura automática de um mapa em resultado da acção “GPS Position Tracking” e tendo activa a opção de procura do mapa mais detalhado (Main Menu > Configuration Menu > Moving Map, opção Check for more detailed map);
- Utilização do menu Map ou das opções de controlo do ecrã:
- Check for More detailed map;
- More Detailed Map;
Assim, e de modo a garantir o correcto carregamento dos mapas, deveremos realizar as seguinte operações:
- Activar a opção de indexação automática dos mapas no arranque da aplicação (Main Menu > Configuration Menu > General Settings, opção Index Maps on OziExplorer Start);
A reindexação dos mapas pode também ser obtida expressamente através da opção Index Maps, acessível a partir de Main Menu > Operation Menu Map Menu.
Mapas (Configurações)
O OziDroid utiliza sempre o Datum do mapa carregado.
O utilizador pode definir o sistema de coordenadas em que deseja ver exibida a informação posicional, por exemplo UTM (Main Menu > Configuration Menu > Units Configuration, opção Position Format).
Trajectos (Registo do Trajecto Efectuado, ou Track Logging)
As opções de configuração do registo e visualização do trajecto efectuado encontram-se concentradas num único menu (Main Menu > Configuration Menu > Track Configuration).
Neste, teremos que ter em conta as seguintes opções:
- Show Track Tail, que controla exibição sobre o mapa do trajecto efectuado.
- Track Tail Color, que especifica a cor utilizada para a representação do trajecto efectuado.
- Log Track to File, que especifica o armazenamento dos trajecto em ficheiro. A opção Track Tail apenas permite o registo temporário e em memória do trajecto efectuado. Para além disso possui uma extensão (ou “tail”) limitada a 1000 pontos. Se pretendemos um registo permanente a opção “Log Track to File” deverá estar activa. O OziDroid irá criar automaticamente e por dia um ficheiro com o trajecto efectuado (track log file).
- Track Point Reduction Factor, que controla o processo de filtragem e simplificação do trajecto. Efectivamente o OziDroid possui uma limitação de 30.000 pontos para o conjunto de trajectos carregados. Esta opção permite a sua filtragem e simplificação. Também afecta a extensão do Track Tail que é exibido, pois acabará por controlar a distância máxima que deve existir até um ponto de trajecto ser armazenado em memória. Quanto maior o valor, maior será também o número de pontos de trajecto eliminado.
Paralelamente, teremos que impedir a entrada em modo de suspensão do dispositivo Android e assim interrompa o registo do trajecto que estamos a realizar (track logging). Esta opção dá pelo nome de “Stop Device Sleeping” e encontra-se em Main Menu > Configuration Menu > General Settings.
Trajectos (carregar automático)
O utilizador tem a possibilidade de carregar automaticamente os seus trajectos assim que o OziDroid entra em execução.
Para tal, basta criar um ficheiro com a designação “TrackLoadList.txt” na pasta especificada ao nível da opção “Data File Path” (normalmente, “/mnt/sdcard/OziExplorer/Data”) . Aí, deverá indicar os seus trajectos (um por linha).
São admitidas sub-pastas.
Um Exemplo de entradas no ficheiro “TrackLoadList.txt” (as duas últimas entradas demonstram a organização de trajectos em sub-pastas):
RotaCastanheiros.plt
MeuTrajecto01.plt
subpasta01/trajecto01.plt
subpasta02/trajectoDiaFinal.plt
Como nota final indicamos que o OziDroid dispõe de uma nova versão Beta (1.10) desde o dia 5 de Janeiro. Face à versão 1.09 que temos vindo a discutir, vem fundamentalmente corrigir erros.
Está disponível na seguinte hiperligação: http://www.oziexplorer3.com/android/oziexplorer1-release.apk
Tem a grande vantagem de poder ser instalada directamente sobre as versões anteriores (a menos que o utilizador disponha apenas de uma versão alpha).
Comentários
Um comentário a “OziDroid 1.10 beta: Nova versão de OziExplorer para de OziExplorer para plataformas Android (Parte 4)”
Boas.
Tenho andado a praticar no terreno o Programa e estou satisfeito, pese embora algumas limitações no n.º de pontos e modo de gravação.
Inté