Conforme fomos dando conta, desde que a GARMIN lançou para alguns dos seus modelos a possibilidade de incorporar mapas raster, a comunidade de entusiastas tem lançado ferramentas destinadas a facilitar a conversão e processamento de tais mapas.
Uma das ferramentas que mais expectativas tem gerado neste momento produz a conversão de mapas em formato OZI para formato KMZ, permitindo-nos, pois, reaproveitar aquele arquivo de mapas digitalizados que temos vindo a constituir e a georeferenciar através do OziExplorer, mas também a que mais utilizamos no espaço nacional (cartas militares).
A ferramenta designa-se OziMapToKMZ e é completamente freeware. Foi desenvolvida pelo eslovaco KlaMa, e muito do seu trabalho pode ser seguido no fórum www.gpsforum.sk.
Esta pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação: http://mozigo.zubor.net/uploaded/OziMapToKmz_uni_lng.zip
Exemplificando o processo, procurámos converter o mapa georreferenciado da zona de Ar-Rachidia, escala 1:250 000 e produzido pelo IGN. Para tal recorremos então à ferramenta OziMapToKMZ.
A primeira tarefa passa por alterar o idioma de trabalho. As últimas versões possuem já um interface multilingue. São fornecidas nativamente traduções para as línguas checa (aquela que aparece por omissão no primeiro arranque) e inglês. Para outras linguagens, o utilizador pode recorrer ao Google Translate, pressionando o botão do mesmo nome.
A próxima tarefa passa por procurar o mapa em formato OZI e adicioná-lo, através do botão “Find a MAP File”. Se este for constituído por imagens no formato PNG ou BMP, as mesmas serão convertidas em JPEG antes de serem inseridas no ficheiro KMZ.
A área que dá pelo nome “Map Calibration Check” utiliza informação interna do ficheiro .map do OZI, mais especificamente da secção MMPL. Esta secção contém as coordenadas dos cantos do mapa e é utilizada para a procura automática dos mapas vizinhos.
Se tal informação vier em branco a quando do carregamento do mapa na ferramenta OziMapToKMZ, o utilizador só tem que abrir de novo o mapa no OziExplorer, selecccionar o comando “File > Check Calibration Of Map” e gravar sem quaisquer alterações. A secção MMPLL do mapa é gerada automaticamente.
O mapa fonte é fraccionado de modo a respeitar as recomendações dadas pela GARMIN para este tipo de mapas. O número de fracções (dado em linhas e colunas) pode ser ajustado, sendo a sua dimensão dada ao lado:
Outras propriedades a controlar são:
- Taxa de compressão da imagem JPEG;
- Ordem de desenho ou “DrawOrder”;
- Transparência ou “Opacity” (apenas possível de visualizar na ferramenta Google Earth).
De seguida, temos que dar um nome ao novo mapa, preenchendo campo “Name of target KMZ” e indicar a pasta onde o mesmo será guardado uma vez terminado processo de conversão:
Caso o utilizador pretenda uma cópia do ficheiro KMZ na pasta onde se encontra instalada a ferramenta OziMapToKMZ deverá seleccionar a caixa de marcação “Copy resulting KMZ here”.
Finalmente procedemos à conversão do mapa. O mesmo poderá ser desencadeado de duas formas:
- A produção de um ficheiro KMZ, constituído por várias imagens raster, premindo o botão “Split map into smaller pieces”, facto que pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento do mapa no dispositivo GPS;
- A criação e armazenamento do mapa num único ficheiro raster, premindo para tal o botão “Whole map as GE overlay”.
As imagens raster (no formato JPEG) são guardas no ficheiro KMZ sem qualquer compactação ZIP.
É recomendável que os mapas a converter estejam orientados a Norte. A funcionalidade de rotação do mapa não existe nesta ferramenta. Caso um mapa requeira rotação, deverão ser usadas as ferramentas “Map Merge”, do próprio Ozi Explorer, ou MapEdit++.
Comentários
Um comentário a “OziMapToKMZ: ferramenta para converter mapas OZi em mapas raster para os gps COLORADO/OREGON/DAKOTA da GARMIN”
Boas.
Ontem e já hoje testei os mapas e já foram feitas algumas alterações para melhorar a qualidade da imagem.
Inté