“A TURMA TODO TERRENO em parceria com AMI (Núcleo de Tomar) e Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, programam a 6ª.Missão Humanitária à Guiné-Bissau com partida agendada para 21 de Março, estando já assegurado o número suficiente de viaturas e tripulantes incluindo-se um furgão para 1.700 kg. de carga.
A 5ª Missão 2008 levou-nos ao Hospital de Cumura e marcou-nos profundamente, pela abnegação do seu mentor e pelo silêncio dorido dos seus doentes. Eles precisam de ajuda senão para serem curados, pelo menos para morrerem com mais dignidade e menos sofrimento. A tuberculose, HIV e Doença de Hansen (lepra) são uma realidade assustadora.
As Irmãs Franciscanas Hospitaleiras precisam de bens essenciais para poderem acudir à população carenciada de tudo, que rodeia a sua missão. Não podemos esquecer que nos dirigimos a um dos países mais pobres do mundo onde também se fala português.
É o momento certo para recolher os indispensáveis apoios em medicamentos: anti-palúdicos; antidiarreicos; analgésicos; antipiréticos; vermicidas (infantis) – material de penso, material cirúrgico e desinfectantes – suplementos alimentares.
Do director do Hospital de Cumura acabamos de receber a listagem dos medicamentos mais utilizados, listagem anexa, portanto mais necessários, não sendo precisa uma data de validade muito alargada pois o consumo vai ser a curto prazo.
Aguardamos com muita expectativa, TODOS os apoios por menores que possam parecer.”
Por motivos profissionais não me vai ser possível ir nesta Expedição para onde fui e continuo a ser convidado, mas vamos ter uma excelente representação o Defender 110 Td5 do Paulo Bré e o Discovery Td5 do Domingos Simões. Espero que tudo corra bem e que se consiga levar o material todo.
Apelo: Se porventura tiverem algum contacto que permita junto de algum laboratório fazer uma recolha de medicamentos, agradeço que comuniquem com a Leonor Lima cujo mail é lima.ami.tmr@gmail.com.
Inté.
Comentários
6 comentários a “6.ª MISSÃO HUMANITÁRIA GUINÉ-BISSAU- 18.ª EXPEDIÇÃO”
Boa noite..
O meu nome é Mário e faço parte de um grupo de 12 escuteiros com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade. Em Setembro do corrente ano estaremos na Guiné-Bissau na missão de Cumura e no orfanato de Canchungo a prestar serviço de voluntariado. Caso seja possível gostaria que me facultassem o vosso e-mail para podermos trocar ideias.
Cumprimentos,
Mário Fonseca
Magnifica apresentação de «Sentir Guiné»; um quadro realista das condições de um dos países
mais pobres do mundo.
Ao Mário Fonseca e seus companheiros garantimos
toda a disponibilidade para apoiar a vossa iniciativa. Podemos ser contactados pelo enderço
de e-mail visivel nesta noticia.
ESTIVEMOS NA GUINÉ EM MISSÃO HUMANITÁRIA DE 01/02 A 02/03/09, FOMOS AS TRÊS AS 1ª MULHERES A LEVAR UM CONTENTOR DE 40 PÉS E ESTIVEMOS A DAR FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APADRINHAR UM INFANTÁRIO EM MANSOA E O RESTANTE TEMPO APOIAR A MATERNIDADE EM CUMURA,VAMOS CONTINUAR,NÃO HÁ PALAVRAS PARA EXPLICARMOS O QUE SENTIMOS,VAMOS REPETIR E EM BREVE.BOA MISSÃO CONTINUEM O POVO GUINEENSE PRECISA DE NÓS, É UM POVO MUITO DOCE MAS MUITO SUFREDOR.BEIJOS,NATÁLIA,DIANA E JOANA
Boas.
Estive agora em contacto com o Paulo Bré e estão “presos” no Senegal, não conseguem entrar na Mauritânia por falta de vistos.
Esperam resolver a situação o mais breve possível.
Inté
Boas a todos.
Estive agora mesmo a ver pelo Inosat , Ou seja localização de veiculos pelo GPS. e os nossos amigos estão neste momento na fronteira de Mauritanea/Marrocos.
Inté
Boas a todos.
Os nossos amigos estão neste momento a chegar a Agadir. Segundo o Inosat ( GPS ) localizador de veiculos.
Inté.