Parcours Beldi E2 – La Vallée Perdue de L’Oued Akandour

2016-10-03_220719
Olá.
O Guide L’Atlas Marocain, Nouvelles Routes Touristiques, de Jacques Gandini, edição de Março de 2011, permite obter percursos turísticos com pormenores e detalhes muito interessantes. A descrição que o autor, colca em todos os percursos, permite-nos acompanhar no terreno, “a tudo aquilo que temos direito de ver e observar”, mas por norma metemos o “pé na tábua”, que o Reg ou Erg espera por nós.
No “post” anterior, abordamos o tema “Beldi” versus “Roumi”, de propósito para chamar a atenção ao nome do percurso que estamos a avaliar.
Um desses percursos é o designado “Parcours Beldi E2”, com início na zona de Skoura. É um percurso “Coll-de-sac”, seja sem saída. Este percurso termina a altitude de 2000.00 mts ao fundo de um Vale no flanco Sul do Alto Atlas Central. A beleza do percurso é indescritível na sua parte final, cerca de 20.00 kms.
O “Parcours Beldi E2”, tem as seguintes características:
Região: Flanco Sul do alto atlas Central;
Zona: Skoura:
Gasóleo: Skoura;
Campismo: Só na zona de Skoura;
Bivouac: muitos ao longo do “Parcours Beldi E2”;
Distância do percurso: 105 kms ida e volta
Piste CCH – há 3 pequenos troços.(Pista para Camping-Car)

Antes de emitirmos uma avaliação ou proposta de percurso, para além do descrito pelo autor dos diversos Guias sobre Marrocos, o Senhor Jacques Gandini, também recolhemos uma série de opiniões, de relatos e também as nossas experiências. Daí termos escrito o post anterior sobre “Beldi versus Roumi”.
Este percurso é tipicamente marroquino, seja genuíno, pelo que o autor o designou como “Parcours Beldi E2”.
Km 0 – Esta em Skoura e deve seguir em direcção a Toundoute, pela P 1502. Logo à saída e 1.50 kms depois entra noa antigo bairro administrativo onde ainda há vestígios de Serviços para Endígenas.
Antigas zonas de estufas ou de plantação ainda persistem em perfeito estado.
Um pouco mais a frente ao km 4.90, encontramos um magnífico edifício de características arquitectónicas “Beldi”, o Auberge Kasbah Triguioute. A partir do km 20, a paisagem é mesmo “Beldi”, já que inúmeros e bonitos jardins, que dão cor e beleza aos pequenos lugares que vamos cruzando, como Aguerd, Imi n’ Oulaoun e Assaka Gandoula.
Km 23.40 – aqui começa uma pista CC, que nos leva a Tamsoult. No percurso é possível observar inúmeros kasbah. Esta pista não tem saída e no final devemos retornar ao Km 23.40 e seguir para Toundoute, que tem souk a quinta-feira. Depois de Toundoute e antes de Aguerd, aconselhamos uma visita a vestígios de esqueletos de dinossauros, no Museu, e a uma mina de sal.
Km 34 – pela esquerda há uma pista só para 4×4, que segue para o Douar Asseghmou, são cerca de 6.00 kms de ida e volta ao km 34.
Km 50 – Tizi à 1940 mts de altitude, com uma vista soberba sobre o Valle D’Akandour. Ao fundo pequenos lugares com casas de barro, seja de tijolo de barro vermelho escuro.
Km 52,50 – Douar Assaka Gandoula, fim do percurso ao Vale Perdido do Oued Akandour.
Há muitas zonas de Bivouac depois de Toundoute, todas elas com um motivo diferente. Aconselhamos fazer o percurso nas calmas, pois há inúmeros motivos de interesse.
Fica mais esta sugestão…..Bons trilhos.