AOULI VERSUS CIDADE FANTASMA

Observando atentamente um mapa de Marrocos, vemos que a Oriente o número de explorações mineiras era importante para o desenvolvimento da industria, com maior expoente no período da II Guerra Mundial.

Quem se desloque de Missouri para Midelt, poderá observar tanto à esquerda como à direita da N 15, inúmeros vestígios de imponentes obras de engenharia que ainda hoje se mantêm intactas, mesmo aquelas que foram construídas nos leitos dos Oueds.

Aouli, foi uma importante cidade mineira onde chegaram a viver cerca de 3000 pessoas. O esgotamento das reservas fez com que em 1984, as minas fossem encerradas.

Hoje Aouli, não é mais que um roteiro turístico de uma cidade fantasma, em que todo o seu potencial arqueológico, permite aos estudiosos elaborar uma obra importante. Para os amantes de fotografia, um bom local para fotografar a imponência de um lugar que das suas entranhas deixou esvaziar toda a sua riqueza em prata e chumbo.

Fica mais esta dica e boa expedição.

Trajecto de Midelt a Aouli, cerca de 30kms por maus caminhos. Convém levar água e comida, pois para além das construções só tem “fantasmas” como companhia.

Blog Tim Cullis