Melhorias nas aplicações de navegação em dispositivos Android e iOS

A acreditar nestas duas últimas semanas, o segundo semestre do ano de 2012 promete para os utilizadores de dispositivos equipados com Android e iOS. Aqueles que já são considerados pela comunidade informática como os clássicos “frienemies”, colaborando  quando o interesse é mútuo ou afastando-se quando as oportunidades ocorrem, apresentaram, respectivamente, nos dias 6 e 11 de Junho novidades muito interessantes nas áreas do software de navegação.

A Apple, na sua conferência anual em S. Francisco (World Wide Developers Conference ou WWDC), anunciou ontem, dia 11 de Junho, por intermédio do seu vice-presidente Scott Forstall, o completo redesenhar da sua solução de cartografia digital e navegação, a implementar na nova versão do sistema operativo iOS (com uma data de lançamento que se estima para o final de ano). Assim, o iOS 6 passará a contar com uma aplicação de nome Mapas desenhada pela própria Apple, dotada de capacidade de indicação de direcção em tempo real (turn by turn), de integração com o Siri e de representação tridimensional dos edifícios dos meios urbanos (modelados com recurso a fotografia obtida pela própria Apple). Os mapas serão vectoriais e fornecidos pela Tom Tom / Tele Atlas.

Antecipando-se a estas alterações, a Google, por seu lado, anunciou dia 6 de Junho, grandes melhorias nos seus sistemas geradores de mapas (Google Earth e Google Maps).

Neste contexto, o Google Maps para Android passará a funcionar em modo offline, permitindo ao utilizador descarregar os mapas de uma área seleccionada e continuar a recorrer à aplicação sem uma conexão Internet. Paralelamente, o Google Street View , recurso do Google Maps e do Google Earth lançado em 2007, passará a disponibilizar vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical ao interior de prédios.

Já o Google Earth, disponibilizará uma visão 3D mais realista, do ponto de vista de modelação e texturas, suportada em fotografias aéreas, captadas a 45º e a partir de quatro ângulos diferentes.