Está para breve uma nova versão da aplicação OruxMaps. Para já podemos encontrá-la como uma versão Beta (4.8.41)
Tem melhorias significativas e novas funcionalidades. A mais importante é o suporte dos mapas topográficos da Garmin.
Na verdade, o OruxMaps já suportava cartografia vectorial, como a disponibilizada pelo projecto OpenStreetMap (mapa online). Agora, com suporte do formato Garmin (.img), consegue-se o acesso a um conjunto muito vasto de mapas topográficos offline.
O processo de obtenção e incorporação no OruxMaps é muito simples e apenas requer que o utilizador possua instalado num computador pessoal o MapSource ou o BaseCamp. Basta ao utilizador, através daquelas aplicações, abrir o mapa e seleccionar as áreas pretendidas, as quais irão constituir o mapa a navegar em OruxMaps.
Concluída a selecção de áreas, devemos enviá-las para um dispositivo amovível.
Neste processo irá ser criado um mapa, constituído por um único ficheiro: o já conhecido gmapsupp.img.
Posteriormente, o utilizador poderá alterar o seu nome, já que será este o exibido na lista de mapas offline do OruxMaps e, finalmente, proceder à sua cópia para a pasta mapfiles do dispositivo Android (/sdcard/oruxmaps/mapfiles).
O mapa não ficará automaticamente disponível.
Assim, o utilizador deverá primeiro aceder aos mapas offline e reiniciar a lista.
O aspecto final será o da imagem seguinte:
Ainda sem grandes experiências de navegação e talvez por estarmos perante uma versão beta do produto, nota-se alguma lentidão no render do mapa quando é obrigado a navegar por zonas novas ou em resultado de operações de ampliação.