“DICAS SOLTAS” – “Aceder directamente aos mapas do dispositivo GPS” – Basecamp (1)

by

in

O Garmin BaseCamp permite-nos aceder e mesmo manipular mapas pré-carregados ou adquiridos e descarregados através da WEB directamente para um dispositivo GPS,para os quais não dispomos de suporte em CD/DVD (standalone version).

Aqueles não ficam, no entanto, imediatamente disponíveis. O problema é que se acedemos directamente ao dispositivo GPS através do BaseCamp apenas obtemos os trajectos, pontos de passagem ou rotas nele carregados.

Na imagem podemos ver o cartão de um Garmin 60CSx directamente ligado ao BaseCamp através do modo de “Armazenamento USB”. Sabemos que o mesmo contém um mapa, mas este permanece inacessível.

É, de facto, possível visualizar qualquer mapa (ficheiro .img) no Basecamp desde que o utilizador disponha de outra ferramenta: GmapTool.

Através do GmapTool é possível acedermos a um atributo do cabeçalho do mapa que o torna editável.

Convém, no entanto, e por medida de precaução criar sempre que possível uma cópia de salvaguarda da informação.

Assim, basta ao utilizador aceder ao mapa através do separador “File” > botão “Add Files”. O mapa (gmapsupp.img), por norma, encontra-se na pasta Garmin, situada na raíz do cartão do dispositivo GPS.

No separador “Options” teremos que marcar a opção “Advanced options”.

Depois,e já ao nível do separador “Write”, teremos ainda que marcar a opção “Set version in header” e inserir o valor 0 (zero) na caixa de texto denominada “Ms”.

O processo é concluído pressionando o botão “Write all”.

Passamos então a dispôr de acesso a partir do BaseCamp ao mapa que se encontra no dispositivo GPS.