EXPEDIÇÃO MARROCOS – CHOTT TIGRI 2012

por

em

Mais uma Expedição pela zona do “Chaîne du Rif” e pela zona Oriental de Marrocos, procurando novas pistas, novos motivos históricos e novas emoções.

De 21 de Abril a 5 de Maio de 2012, muitas das Pistas do Gandini dos Tomos IV e V, vão ser percorridas em busca de sítios históricos da luta de libertação de Marrocos, tanto em guerras com os franceses como com os espanhóis.

Procuramos sempre juntar os nossos percursos a pontos de interesse como, o Monumento de comemorativo da Batalha de Anoual, o Obelisco da Batalha de Chott  Tigri, a Igreja Católica de Figuig, as salinas de Zeradoun, os peculiares celeiros deitados de Jebel Taineste, bem como o rico património arqueológico da antiga linha de caminho de ferro até Mengoub.

O percurso terá início em Ceuta seguindo até Oued Laou, inflectindo depois para Targuist em Cala Iris, tomando depois o percurso PH1 que será seguido até Oudja. De Ceuta até Cala Iris, sempre junto ao Mediterrâneo, vamos usufruir de uns banhos e do bom peixe que se vende ao longo da estrada.

De Oujda, as pistas começam junto a Mina de Carvão em Oued El Himer, seguindo uma sequência de Pistas do tomo IV do Gandini, como a D1, G2, F1 até Tendrara, onde vamos reabastecer para mais uma etapa até Figuig com passagem pelo Oásis de Iche. A pista Q1 será feita envolvendo todo o Chott Tigri, uma zona de dunas de cor acastanhada de areia pegajosa, onde vamos dedicar dois ou três dias.

Depois de um repouso necessário numa das zonas mais ricas em aquiféros subterrâneos da África do Norte, descemos até Iche, para saborear a beleza do Oásis de Iche e estudar a típica construção de barro  de Iche.

Seguimo para Figuig por uma das mais belas pistas militares que já percorremos, desta vez com mais tempo para usufruir as paisagens e as inúmeras gravuras rupestres.

De Figuig tomamos a pista S1 até Mengoub, começando a subir pela G2 até Bel Ghida, seguindo uma nova pista de Anoual, Talsinnt, Merija Tidarine até Missour.

Até Sefrou seguimos por uma nova Pista por Marmoucha, Ait Markhlouf, Tirmirat, Tazouta, com visita a uma importante área mineira.

De Sefrou a Expedição segue por pista até Fez e depois Chefchaouen optando pelo percurso B do Tomo V do Gandini.

Em resumo, é esta a nossa proposta base, para uma Expedição em Autonomia Total, em que a navegação na busca de novos trilhos será sempre o nosso lema “Devagar mas com estilo”.

  1. Lino
  2. 100 Rumo
  3. Sousa
  4. João Carlos
  5. Firmino
  6. Savimbi
  7. Miguel de Alte
  8. Cardoso
  9. Damas
  10. Jurus

——————

Inté


Comentários

2 comentários a “EXPEDIÇÃO MARROCOS – CHOTT TIGRI 2012”

  1. Até prova do contrario, gostaria de participar!

    Cumtt
    Cláudia

  2. Avatar de Acácio Alves
    Acácio Alves

    Boas a todos, também gostaria de paticipar se possível.

    Cumprimentos

    Acacio Alves