Boas.
Era uma vez um Turbo versus Smara, não é mais que uma aventura que pôs a prova o espírito de camaradagem, de resistência do grupo e desenrasca dos Tugas.
Smara, era um dos pontos a visitar e como o tempo já era escasso, nada melhor que fazer uma parte do percurso em asfalto aproveitando as pistas do Gandini para chegar a Smara. O calor era insuportável, mais de 53 graus, o andamento dos 4×4, era constante mas esforçado com uma média elevada. A cerca de 20 kms de Smara, o Turbo do SAvimbi, dá o estoiro e entra em aceleração e em auto-ignição, com imenso fumo branco, sinal que o Turbo tinha dado a alma ao criador. A calma dos expedicionários foi importante e nada melhor que levar o SAvimbi para Smara, para seguir depois para Laayoune, mas o 1º controlo policial deitou a nossa ideia por terra. A Polícia chamou um reboque, um antigo Land Rover, que não podia com ele, quanto mais com o SAvimbi ao colo. O reboque dá o berro e não pega. Foi preciso ligar uns cabos de bateria e rebocar o SAvimbi para Smara, onde mecânicos quase nunca tinham visto um turbo com as goelas abertas e as alhetas desfeitas, tiveram o bom senso de por gestos dizer que só em Laayoune.
A ideia foi retirar o mais rápido possível o SAvimbi de Smara até ao limite exterior da cidade e depois reboca-lo por mais 230 kms até Tan Tan Plage. Coube ao leonel Sousa a missão de rebocar o SAvimbi até ao Parque de Campismo que servia de nossa base a nossa Expedição nessa zona. Foi uma autêntica prova de sincronização entre a velocidade, travagem e gestão via CB das indicações precisas do Leonel, com a velocidade de reboque a ser superior a 60 Km/hora, chegando bem a Tan Tan Plage, nesta altura já com o apoio da Polícia Marroquina que não criou problemas pelo reboque directo com cinta
Quanto chegamos a Tan Tan Plage, já lá estava o mecânico, que deu logo ideia de ser um autêntico profissisonal, pelo modo como abordou o Turbo e isso deu uma grande confiança ao grupo. Acertou-se preço e estratégia e aguardar pela segunda-feira.
Segunda-feira logo de manhã bem cedo tivemos o 1º contra tempo, o turbo não tinha reparação o que já esperavamos pois estava em muito mau estado e danificado, avançando para compra de um turbo novo completo, o único que existia em Marrocos para o Td5 e por volta das 17:00, horas, já tinhamos um Turbo novo completo, com colector e por volta das 18:00 Horas o SAvimbi estava pronto para regressar a casa, com alma nova.
A equipa de mecânicos foi profissional quante baste, boa ferramenta, boa técnica de trabalho e sobretudo conhecimento do que estavam a fazer. Estamos muito gratos a essa equipa e ao pessoal do Camping Restaurant de 2 Chemaux de Tan Tan Plage ou El Ouatia.
Ao pessoal da Expedição o SAvimbi reconhece a sua união face a situação e manteve-se firme.
Obrigado a todos.
Mais uma grande aventura, com final feliz.