Androzic (Apresentação e funcionalidades)

por

em

Androzic é, à semelhança de outras aplicações já aqui apresentadas, como o OruxMaps ou o OziExplorer (versão alpha), um cliente de navegação para sistemas operativos da família Android (logo, instalável em smartphones ou Tablets) e adaptado a actividades de outdoor.

O  Androzic é uma aplicação de navegação sobre cartografia do tipo raster. Utiliza como fonte preferencial de informação mapas nos formatos proprietários dos produtos OziExplorer e OziExplorerCE: .ozf2 e .ozfx3.

Está disponível no Android Market em:
http://market.android.com/details?id=com.androzic&feature=search_result

Tem como funcionalidades mais importantes:

  • Visualização e navegação sobre mapas;
  • Ampliação de mapas;
  • Busca e carregamento automático de mapas mais detalhados;
  • Registo e armazenamento dos trajectos efectuados (track log);
  • Visualização de rotas e trajectos nos formatos .gpx e .kml;
  • Registo, pesquisa e edição de pontos de interesse;
  • Integração com  a ferramenta de pesquisa de locais Google GeoCoder.

 

Os mapas em formato .ozf2 ou ozfx3 deverão ser copiados para a pasta “Androzic/maps”, no cartão de memória do dispositivo Android.

Interface

No arranque, a aplicação activa automaticamente o receptor GPS e procura imediatamente o mapa mais detalhado para a posição corrente. Caso aquele não exista, dá a visualizar o mapa mundo, fornecido por omissão.

O topo do Androzic é ocupado por indicações relativas à posição actual, estado do receptor GPS e informações de navegação.

Na base do ecrã é apresentada uma barra  de estado, a qual fornece informações sobre a altitude, velocidade e precisão.

Através do menu de definições do Android o utilizador acede às acções mais comuns, como sejam a selecção de mapas, ligar o modo de aquisição de dados GPS, adicionar ou editar pontos de interesse, percorrer rotas.

 

Funcionalidades

Os trajectos efectuados são registados e armazenados através de processos em background para um ficheiro denominado myTrack.plt, ao nível da pasta “Androzic/tracks”. Dado que se trata de um ficheiro do tipo .plt, pode ser aberto e carregado directamente pelo OziExplorer.

As propriedades de um trajecto, uma vez carregado no Androzic, podem ser visualizadas e editadas através do comando “Edit” do menu contextual relativo aos trajectos.

A aplicação posiciona automaticamente o cursor no último ponto do trajecto. No entanto, é possível ao utilizador deslocar-se para o ponto pretendido e seleccionar o mesmo. Esta operação reposiciona o cursor no mapa.

O Androzic suporta dois modos de navegação:

  • Para um ponto de interesse;
  • Por rota.

A navegação  para um ponto de interesse é iniciada através da seleccção do botão “Navigate”, disponível na descrição do ponto de interesse ou através do comando “Navigate”, disponível no menu contextual relativo aos pontos de interesse.

No modo de navegação por ponto de interesse são apresentadas informações no ecrã relativas à distância, rumo, direcção, velocidade (VMG) e tempo estimado de aproximação ao ponto (ETE). Uma linha, ligando a posição corrente ao ponto de destino, é desenhada.

Neste modo, a navegação nunca é interrompida, a menos que o utilizador  a cancele expressamente através do menu “Navigation”.

A rota é entendida como uma sequência de pontos, a qual fornece uma direcção ou percurso.

Carregada a rota aparecerão no ecrã, para além dos dados já disponibilizados no modo de navegação por ponto de interesse, informações sobre o afastamento em relação à rota (XTK) e a distância para o destino.

A navegação, neste modo, é interrompida assim que o utilizador se aproxima do último ponto da rota.

 O Androzic encontra-se ainda num estádio de desenvolvimento, se bem que intenso, o qual pode ser verificado facilmente pela versão actual: 0.9.18b.

No site do projecto  é possível acompanhar a sua evolução:
http://code.google.com/p/androzic/