OziExplorer CE em iPhone? Bem… Ainda não, apesar da pressão da comunidade de utilizadores australianos!
Enquanto não chega o Ozi Explorer CE para dispositivos iOS (iPhone ou iPad), os utilizadores destes podem recorrer actualmente ao Bit Map, o que lhes permite usufruir em navegação do processador de GPS e de um monitor de boa resolução gráfica e dimensões “generosas”.
O Bit Map, tal como sucede em aplicações Apple, pode ser descarregado a partir da App Store (http://itunes.com/apps/bitmap) e tem um custo de 2,39 €.
O Bit Map é uma aplicação que utiliza imagens em formato digital (tipo raster) como fundo, permitindo a navegação, a visualização e modificação de dados do GPS, a criação de Rotas, Waypoints e Tracks.
Trabalha com mapas calibrados pela aplicação OziExplorer (ficheiros no formato .map), disponível para PC’s, pelo que quase pode ser considerado um add-on daquele último.
Ao contrário do que sucede com o OziExplorerCE o Bit Map reconhece vários formatos de ficheiros gráficos. O formato JPEG é mesmo o preferido, dado que a possibilidade intrínseca de compressão reduz os tempos de carregamento da imagem. É de notar que o Bit Map converte internamente todos os mapas que recebe para o format JPEG e, nesse mesmo processo, recorre a opções de elevada compressão. Internamente, assim que é descarregado um mapa para o iPhone ou iPad, a aplicação Bit Map divide e comprime a imagem em fracções, mais rápidas de carregar pelo dispositivo.
O Bit Map suporta os seguinte formatos gráficos:
- OziExplorer 2 (OZF2) .ozf2
- Tagged Image File Format (TIFF) .tiff, .tif
- Joint Photographic Experts Group (JPEG) .jpg, .jpeg
- Graphic Interchange Format (GIF) .gif
- Portable Network Graphic (PNG) .png
- Windows Bitmap Format (DIB) .bmp, .BMPf (embora não recomendado)
- Windows Icon Format .ico
- Windows Cursor .cur
- XWindow Bitmap .xbm
- Portable Document Format (PDF) .pdf
A dimensão do mapa é apenas limitada pela memória e capacidade de armazenamento do dispositivo.
O Bit Map funciona em modo “offline”, isto é, funciona em zonas sem cobertura de rede telefónica (GSM, 3G, HSDPA ou 4G) ou rede WiFi. Tal torna-o ideal para actividades de exterior (outdoor), como sejam o todo-terreno, caminhada ou ciclismo.
Funcionalidades básicas de navegação são disponibilizadas, tais como:
- Leitura em tempo real da posição sobre o mapa;
- Procura do mapa mais detalhado;
- Armazenar (log) dos pontos de localização fornecidos pelo receptor GPS à medida que o utilizador se desloca, criando o trajecto percorrido (track log);
- Importação (a partir do formato KML) e visualização de pontos de interesse (waypoints) e rotas.
Sempre que o Bit Map tem activada a funcionalide de leitura da posição em tempo real e se encontra ligado a uma fonte de alimentação é desactivado o modo de suspensão do dispositivo.
Embora o Bit Map permita visualizar mapasconstruídos a partir de qualquer sistema de projecção, as funções de localização e navegação em tempo real apenas estão disponíveis para os seguintes sistemas de proejecção:
- UTM (Universal Transverse Mercator);
- latlon (Latitude / Longitude).
Também a lista de datums (definições matemáticas da forma da Terra, ou elipsoide, combinadas com o offset relativo da origem do elipsoide a partir de um ponto conhecido) é limitada. Os datums suportados pelo Bit Map são os seguintes:
- wgs84
- wgs72
- nad27
- nad83
- a-can
- eur
- tokyo
- aus
- osgb36
- sam69
- sad-69
- pulkovo
- eur50
- eur79
- agd66
- agd84
- gda94
- grs80
- rome40
- sasia
- s-42
- potsdam
- carthage
- pulkovo
- oid
Ficam aqui duas imagens da utilização do Bit Map num iPhone 3G com o modo de navegação activo. A primeira utiliza uma carta militar calibrada para o datum wgs84 a partir do MAPC2MAPC e a segunda um ortofoto retirado do Mobile Atlas Creator (agora imaginem as mesmas imagens num monitor com as dimensões do iPad!)
Na segunda parte deste artigo iremos explorar questões relacionadas com a operação do Bit Map, tratamento e carregamento de mapas.