RECUPERAÇÃO DA ENVOLVENTE À CAPELA DE SÃO LOURENÇO

por

em

 Boas.

Introdução.

                As Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, desde sempre estiveram arreigadas as Festas Religiosas, sendo importantes as capelas de Catarredor, das Silveiras e Chiqueiro.

                Do ponto de vista das práticas religiosas a Ermida da Sr.ª da Piedade seria o elo de ligação com o Vale, a meio caminho entre este e a Serra. Neste contexto é de referir que, de

entre os nove lugares havia subgrupo de três com festa comum e baile separado se o Lugar tivesse gente para tal.

                Esta trilogia, segundo alguns está ligada á ideia da Santíssima Trindade. Assim a Capela do Catarredor incluía os lugares do Candal e Vaqueirinho; a Capela das Silveiras incluía as Silveiras (de Baixo e de Cima) e a Cerdeira e a Capela do Chiqueiro que incluía os lugares de Talasnal e Casal Novo.         

                As festas eram a altura em que se vestia “o melhor fato” e com mais um pouco de esforço se comia a caçoila de chanfana, para além dos bailes populares com concertineiros.

                Assim, em 1947 é construída a Capela de São Lourenço, em local mais acessível que a antiga Capela, entretanto destruída pelo violento incêndio que assolou a Serra da Lousã a mais de 30 anos. Hoje são umas ruínas, cheias de mato e silvas.

                A Festa de S. Lourenço, na Aldeia Serrana da Silveira, é (era) em Agosto.

                Era uma das Festas dos Povos da Serra. Com as Aldeias desertificadas, as Festas eram o ponto de reencontro, de realização de negócios e muitas vezes de resolução de questões.

                A Festa de São Lourenço é (era) uma das mais importantes da Serra e caracteriza – se pela vertente religiosa – S. Lourenço (saída Capela, seguida de uma pequena procissão e regressa à Capela), e pela vertente popular, havendo lugar a “pic – nic” e ao Encontro Anual de Tocadores de Concertina, havendo baile popular tradicional.

                Mas, em 2010, não houve Festa, o Santo não saiu a rua em Procissão, porque os mais idosos vão partindo e os mais novos, quase que esqueceram a tradição.

Proposta.

                Assim, porque o espaço envolvente à Capela e os edifícios de apoio estão em abandono, o LandLousã, pretende levar a efeito no dia 23 de Outubro, uma limpeza do local e a recuperação de alguns equipamentos, nomeadamente WCs e grelhadores, bem com a limpeza da Fonte.

                Portanto se quiseres aparecer e colaborar nos trabalhos contacta-nos para landlousa@gmail.com.

                Já temos algum material, como telhas, lavatórios, torneiras, cal, tintas de esmalte, precisamos de mão-de-obra e carrinha de caixa aberta com andaimes.

Data.

Dia 23 de Outubro, a patir das 10.00 Horas até ao final do dia.

Local: Capela de São Lourenço, vamos providenciar para que os ligeiros cheguem ao local sem problemas.

Bucha: Sardinha assada no borralho, com batatas cozidas, broa de Serpins e tinto do mais barato e Água da Fonte de São Lourenço.

Inté.

Apoios:

– Câmara Municipal  da Lousã

– Junta de Freguesia da Lousã

– Baldios da Lousã

– Cerâmica Estrela D’Alva


Comentários

3 comentários a “RECUPERAÇÃO DA ENVOLVENTE À CAPELA DE SÃO LOURENÇO”

  1. Vou lá estar!
    Vou converter-me e pagar os meus pecados

    1. Boas.
      Bem espero que apareças, já que é para trabalhar.
      Inté

  2. só se não poder….