Siga-nos no facebook

Boas.

Com o início do Estado Novo em 1933, ano em que foi plesbicitada a Nova Constituição, que se designou de Estado Novo, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, construíu pelo País alguns equipamentos básicos, como fontanários, estradas florestais e escola primárias.

Entre 1932 e 1943, Duarte Pacheco foi o construtor, no terreno, dessas reformas, dinamizando o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) através de uma organização que permitiu construir diversas redes de equipamentos em todo o território português. Para tal, desenvolveu um método de projecto que uniformizou o modus operandi das diversas comissões e dos diversos técnicos que constituíam a orgânica do ministério e que terá sido o principal fio condutor das propostas apresentadas.

Uma dessas obras e desse modus operandi,é o Fontanário da Fonte Seca no concelho da Lousã, uma autêntica relíquia que se encontrava ao abandono, e envolvida por acácias, até a uns tempos atrás.

Os pormenores de construção, os pormenores da simetria das suas formas, mostram bem o cuidado na elaboração do projecto, que era escrutinado com muito rigor.

Assim, porque entendemos, que vale a pena preservar estes equipamentos, vamos promever uma acção de Recuperação da Fontanário da Fonte Seca.

A nossa preocupação, é, neste momento, garantir que a recuperação do topo da cobertura em telha serrana, seja feito tal e qual, utilizando os mesmos métodos.

Pois estejam atentos, que muito em breve daremos conhecimento desta actividade que será realizada num sábado próximo.

Inté

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

https://indexsy.com/