A Serra da Lousã está cada vez mais linda, com um vários contrastes de verde, permitindo apreciar a sua beleza natural.
Os castanheiros estão repletos de castanhas, a convidar uma ronda pelos trilhos mais carismáticos da Serra da Lousã.
Devido às condicionantes da circulação na Serra da Lousã, vamos seguir pelos Caminhos Florestais “abertos”, procurando as manchas de castanheiros mais robustas e significativas. Para isso vamos solicitar apoio a pessoas conhecedoras da Serra da Lousã, como antigos residentes das Aldeias ou Guardas Florestais, que nos indiquem as melhores manchas de castanheiros. Pretendemos ainda não circular pelas zonas mais sensíveis da Serra, respeitando as normas e imposições, como circular em corta-fogos.
Algumas Aldeias do Xisto estarão no nosso caminho, bem como a Loja do Xisto do Candal, onde podemos retemperar forças e apreciar a requalificação do Lugar. Se possível, já que não é aconselhável neste tipo de Passeios, iremos visitar a Aldeia do Xisto da Cerdeira e as ruínas da Aldeia do Xisto do Franco de Cima.
Vamos promover um Desafio Fotográfico a todos os intervenientes no Passeio, realizando depois uma Exposição Fotografica na Lousã, solicitando para isso o Hall da Biblioteca Municipal da Lousã.
A data prevista será o dia 13 de Novembro e o Programa detalhado será apresentado em breve.
Vá estando atento.
Inté