DEBDOU VERSUS DUBDU

por

em
Boas.
Uma das nossas preocupações, quando estamos a preparar uma Expedição ou Passeio, é estudar com todo o rigor e pormenor as zonas que vamos atravessar ou visitar.
Dendou, é um desses locais, pela particularidade de ainda hoje ser um lugar onde muçulmanos marroquinos, judeus e berbéres, convivem em harmonia.
Debdou, fica situado na Província de Taourirt, no Palteaus de Rekkam. Dizem alguns que a origem do nome Debdou, pode derivar de um rabi judeu que viveu no século XIV. Mais Debdou, já foi um Principado de (1894 a 1991),com bandeira própria.
Os franceses ocuparam Debdou em 1911, acabando com o Principado, tendo os Judeus emigrado para Israel entre 1936 e 1970.
Hoje a cidade perdeu a sua pujança, já que outros centros de desenvolvimento se criaram em Taza e Missouri, bem como imigração dos judeus para Israel, fez Debdou viver de um património importante, de que destaco o Cemitério Judeu, uma pequena sinagoga.
A entrada da cidade uma placa indica com pompa “Kasbah Mérinide, Patrimoine Historique”, que aguarda recuperação que tarda em chegar, pese embora ser Património Mundial da Humanidade pela Unesco.
 A Fonte de Sbylia, os dois cemitérios Judeus e o antigo Bairro Francês, são uma visita aconselhável.
Ainda hoje, como já referi Debdou, consegue conciliar, berbéres, muçulmanos, judeus e cristãos em harmonia duradoura, bem representada na restaruração da sinagoga de Mellah.
Fica a sugestão, ao visitar o Plateaux de Rekkam, anote Debdou no seu Mapa.
O Gite Ain Tafrant é uma boa solução, para estadia.
Inté
[slideshow]