GO TO CHOTT TIGRI

by

in

Boas.

Chott Tigri, é um nome que sobressai nos Mapas de Marrocos, e que, sempre me despertou a atenção. Nas pesquisas que tenho feito e nos relatos que tenho lido, esta zona, pouco acessível a leste de Marrocos, criou, logo o desejo de partir à sua descoberta desde o Plateaux de Rekkan.

O Chott Tigri é uma das mais importantes nascentes de Marrocos e fica situado na Província de Figuig, entre Tendrara e Bou Arfa, tendo sido gerido com muita diplomacia entre Marrocos e a Argélia, já que as reservas de água são importantes nos dias de hoje.

Existem inúmeros estudos de precipitação  e de pujança do aquífero, sendo este um deles.

O Chott Tigri, passou assim a ser um Objectivo a concretizar, será o nosso GO TO em Maio próximo.

Foi a 18 de Abril de 1881, que a Legião Estrangeira teve os primeiros mortos, quando estavam numa missão topográfica na zona de Chott Tigri. Em 1907 a mesma Legião Estrangeira, mandou construir um Memorial em homenagem aos mortos de 1881.

“En 1881, la révolte du marabout Bou Amama sera le prélude à deux années d’ecarmouches, combats et poursuites avec notamment le combat de Chott Tigri où 50 légionnaires laisseront leur vie face à plusieurs milliers de cavaliers arabes”.

Esperem por mais novidades em Junho.

Inté.

[slideshow]