Novas versões Mapsource e “downgrade” do formato dos mapas

by

in

A Garmin com a versão 6.14 começou a preparar a utilização de um novo formato de ficheiros para armazenar os mapas. Este formato tem o nome de GMP ou “globalmapper package”. A empresa já anunciou nos seus foruns que todo o desenvolvimento neste novo formato será feito a partir da versão 6.16 (em beta) e posteriores, tanto mais que aquele é compatível em plataformas Ms Windows e Mac, como pode ser utilizado em todo o software Garmin (BaseCamp, MapSource, Training Center).

Este formato destina-se a substituir o antigo formato IMG, instituído no Mapsource desde a “clássica” versão 6.13.7. No entanto, o mapa continua a ser enviado para o dispositivo GPS como um único ficheiro gmapsupp.img. Também os códigos de desbloqueio mantêm os 25 dígitos. O mapa City Navigator Europe NT 2009 foi o primeiro mapa disponibilizado pela Garmin no novo formato.

Os novos mapas (formato GMP) são agora instalados na pasta “%ALLUSERSPROFILE%Application DataGarminMaps” (quando antes o eram em c:garmin). Não é possível movê-los para outra unidade e ajustar manualmente o seu registo com o Editor de Registo.

Com a actualização do Mapsource para a versão 6.15.11, um dos problemas mais recorrentes nos foruns e blogs tem sido o seu comportamento menos amigável para com mapas bloqueados de terceiros, os quais deixam por vezes de funcionar. Esta versão já não suporta mapas com FID’s superiores a 2200 (valores tradicionalmente utilizados por terceiros). Segundo a Garmin esta alteração ficou a dever-se ao uso impróprio que determinados fornecedores têm vindo a fazer da tecnologia, sem pagarem licenças. Mapas livres permanecem inalterados, sem quaisquer restrições nas novas versões.

Se o utilizador decidir permanecer numa versão mais antiga do Mapsource (do tipo 6.13.7) então teremos que realizar o “downgrade” dos novos mapas (formato GMP). Esta operação pode ser feita através do utilitário “MapReverseConverter”: http://www.javawa.nl/cne2009_multilang.html


Comentários

Um comentário a “Novas versões Mapsource e “downgrade” do formato dos mapas”

  1. Avatar de Parola Gonçalves
    Parola Gonçalves

    Boas.
    Sempre a frente John.
    Obrigado Mestre.
    Inté.
    ehehehehehehehehe