Siga-nos no facebook

O Património Industrial dos anos 20 encontra-se em “desconstrução” absoluta, nomedamente as Antigas Minas, que tiveram o seu colapso com o fim da 2.ª Guerra Mundial. Então, o volfrâmio e o tungsténio era uma forte moeda de troca e foi durante  muitos anos uma fonte de rendimento de muitas famílias. Em tempos a RTP, exibiu um série sobre o interesse do volfrâmio e do tungsténio das guerras que isso gerou nos meios rurais.

As Antigas Minas de Ouro da CUF são um desses exemplos, em que “na altura da miséria absoluta, andavam os povos serra acima, serra abaixo à procura do Ouro Negro”. Ainda hoje se ouvem muitos relatos de pessoas que escavavam as serranias à cata do volfrâmio e a fugir das autoridades, já, que era proibido pelo regime de então.

Hoje, encontramos um amontoado de edifícios junto de cada mina e é isso que pretendemos mostrar de uma forma simples e se possível com alguém que por lá andou.

O Programa é o seguinte:

Dia: 30 de Janeiro de 2010.

Hora: 10:30 Horas.

Duração da Caminhada: Cerca de 3:00 horas

Local de Encontro: Bombas Alves Bandeira ao Km 282.100 da N2, Lugar do Esporão, com as coordenadas  29 T 574764 E 4441880 N em UTM ou 40 07.509 N e 08 07.270 W.

Depois da concentração o “caminheiros” seguem para o Casa dos Cantoneiros onde se inicia a Caminhada.

Tragam bucha, calçado a prova de água ou botas de borracha, mais de um par de meias ou calças e máquina fotográfica. Não esquecer da boa disposição.

Esclarecimentos para landlousa@gmail.com.

Inté.

Inscritos.

Rui Barata

João Duarte

Parola Gonçalves

Topé

Artur Ferrão

Rosa Maria Borges

Miguel Freitas

Carla Pereira

Paulo Barata

Rui Miguel Barata

Miguel Barata

Nuno Santos

Carlos Manuel

Fernando Cota

Joaquim Sousa

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

https://indexsy.com/