Problemas em Carregar Mapas no Mapsource

por

em

Sucede por vezes que os mapas que pretendemos instalar no Mapsource não aparecem, dão erro ou obrigam mesmo a desinstalá-los. Tal situação é mais frequente nas versões mais recentes do Mapsource (sobretudo desde a versão 6.13.8).

Esta situação pode ser corrigida através da utilização da ferramenta MapSetToolKit (pode ser descarregado através da hiperligação http://www.box.net/index.php?rm=box_v2_download_shared_file&file_id=f_274264738).

Exemplificando, procurámos instalar o mapa da Croácia, disponível em http://mapcenter2.cgpsmapper.com, e utilizando o próprio programa de instalação (BORE-win32.exe). Ao abrirmos o MapSource o mesmo não aparece, mas se formos ao MapSetToolKit o mesmo aparece instalado. Temos então que proceder, primeiro à sua desinstalação, mas o FID do mapa e a pasta de instalação devem ser antes anotados. Para tal recorremos ao MapSetToolKit, utilizando o comando “Uninstall”.

mapsettoolkit1

Uma vez removido o Mapa, este pode ser instalado manualmente recorrendo de novo ao MapSetToolKit., pressionando o comando “Install”. Perante a caixa de diálogo que aparece entretanto temos então que seleccionar o ficheiro TDB que se encontra na pasta de instalação, pois é com base nele que são preenchidos os campos “Mapset Name”, “Product Code” e “Family ID” ou FID. Temos ainda que preencher o campo mapa geral ou “overview map”, seleccionando um ficheiro de extensão “img” , que normalmente tem o mesmo nome do ficheiro TDB. É também nesta caixa de diálogo que o utilizador pode carregar um ficheiro TYP específico.

 mapsettoolkit2

Se o ficheiro TDB não trouxer o FID automaticamente, este tem que ser colocado manualmente pelo utilizador, deixando o campo “Product code” com o valor de 1.


Comentários

Um comentário a “Problemas em Carregar Mapas no Mapsource”

  1. Boas.
    Uma excelente dica de como usar duas ferramentas indispensáveis, para quem trabalha com o Mapsource.
    Thanks e Força, Man.