Percurso na Serra da Rapa – BTT – (Celorico da Beira)

por

em

rapa_btt_2008.png 

Enquanto andava a preparar o trajecto final para a Rota TT por Celorico da Beira, falei com os meus amigos da Rapa sobre uma picada que me tinham contado existir ali para aqueles lados.

Conversa pr’aqui, conversa pr’ali, logo me disseram que só podia ser a descida do marco geodésico da Soida mas que dificilmente um jipe lá passava.

Sendo assim ficou combinado mostrarem-me in loco a tal descida para uma análise mais delicada do assunto. De facto aquilo talvez se faça de jipe, eu não passo lá porque a inclinação, as valas, os degraus e sobretudo o precípicio do lado esquerdo metem algum respeitinho, o que é certo é que para fazer de BTT é o percurso ideal, bem radical, com muitas curvas, pedras e tudo o mais que se possa esperar quase ao nível da pista de Downhill de Gouveia (sem os saltos e o roadgap, claro…)

O percurso que proponho é uma volta  de cerca de 25km em torno da Serra da Rapa.

De facto, a extensão não indica a dureza do percurso, é que no final o acumulado de subidas ronda os 700m de desnível. 

O início faz-se por um estradão largo de bom piso sempre a subir e com rampas a rondar nalguns pontos os 18% ao longo de 5kms. Chegados lá acima é tempo de recuperar o fôlego e regalar a vista. À esquerda avista-se Celorico, à direita e ali tão perto a Guarda, a barragem do Caldeirão… Simplesmente magnífico!! Vale a pena trepar ao marco geodésico para apreciar melhor a paisagem. Depois, começa a adrenalina, uma descida vertiginosa, encosta abaixo, com muita pedra, curvas a 180º e muita mas mesmo muita velocidade até à estrada. Mais uma subida durinha e nova descida. Esta menos degradada, mais longa, mas com giestas traiçoeiras que mal deixam ver onde pisam as rodas. Chegados à estrada rumamos até à Lageosa do Mondego onde apanhamos o estradão a subir de volta até à Rapa.

Nota: Percurso exigente a nível técnico e físico. Não faça o percurso sozinho

Track GPS, Aqui