Piste DPM Par Les Crêtes du Ouarkziz Versus “Devoradores de Pistas em Marrocos”

2016-10-17_174109

O Tomo III, Pistes du Maroc, De L’Oued Draa à La Seguiet el Hamra”, de Jacques Gandini, edição de Setembro de 2013, permite obter percursos entre os paralelos de Tan Tan e Smara. São percursos mais duros entre os “DPM” e os saharianos.
Junto ao paralelo de Tan Tan e na zona adjacente ao Oued Dráa, os percursos são quase todos “DPM”, muita pedra, algum trial e muita navegação. Mais a sul, encontramos percursos rápidos, com pisos de areia e ou pisos duros de arenito ladeados de muitos reg’s.
Hoje vamos abordar um percurso que se desenrola na parte norte, na vertente sul do Jebel Ouarkziz, o percurso “Piste Par Las Crêtes du Ouarkziz – H4”.
Uma particularidade deste percurso é um dezena de kms aós sair de M’Sied, é encontrar vários destroços de tanques, viaturas militares e aviões da guerra entre Marrocos e a Polisário
“Piste Par Las Crêtes du Ouarkziz – H4”., tem as seguintes características:
Região: Tan Tan & Haouza;
Zona: M’sied:
Gasóleo: Tan Tan e Assa;
Campismo: Tafnidilt e Icht;
Bivouac: algumas possibilidades ao longo do Dráa;
Distância do percurso: 65 kms;
Piste DPM – 38 kms

O percurso tem cerca de 65 kms e a descrição que vamos fazer diz respeito ao sentido M’Sied a R 103 que dá ligação a Assa-Zag.
É um percurso “DPM” em que a paisagem é fora do comum, com algumas dificuldades em que não é “preciso ter medo” como refere o autor do Tomo III. Não é aconselhável fazer o percurso a solo, com o mínimo de duas viaturas. Os últimos 2 kms fora de pista, para ir ao encontro do percurso F1, conte com uma trialeira e pelo menos muita diversão. Os 4×4 com pouca altura ao solo, vão ter mais dificuldades senão mesmo evitar este percurso. As indicações do pessoal de apoio são importantes.

Km 0.00 – M’Sied, rume a sul, pela pista em direcção ao Oued Laftefa. Pela frente vai ter o Djebel Tazzout e o Djebel Sidi Brahim el Attabi, este em forma de tagine, inconfundível. Também lhe chamam o “Vulcão de M’Sied”.
Km 7.30 – encontra um dos primeiros muros de defesa marroquina, utilizados na sangrenta luta pela posse do Sahara Ocidental.
Km 9.30 – mais uma sequência de muros de protecção, desta vez mais dois, estes no acesso ao Col Meksem. Aqui estão três túmulos com cobertos com lajes formadas por pequenas pedras.
Aqui estão muitos dos destroços de veículos militares, tanques de combate, que possivelmente foram destruídos por minas.
Km 24.00 – início da pista “DPM” em direcção ao bordo norte do Ouarkziz. Aqui há várias opções, uma das quais é subir ao patamar superior e observar todo o esplendor da paisagem e ter a noção deste contraforte do Anti-Atlas. Nesta zona depois de analisar as opções é optar por uma mais indicada de acordo com a preparação das viaturas.
Km 40 – um marco de pedra indica um caminho pedonal de acesso a um abrigo militar ou de pastores.
Km 56 – o percurso tem muitas pedras, muito calhau, em que é necessário procurar uma passagem alternativa, indo ao encontro do Km 59 em que a pista se torna rolante.
Km 61 – o percurso entra na sua zona mais difícil, com descidas acentuadas em zona de calhau e grandes pedras, o Guia, aconselha caixa baixa e redutoras para poupar os travões e procurar sempre a zona mais fácil. São cerca de 300 mts de uma descida acentuada fora de pista em busca das pistas mais a sul no leito do Oued.
Km 62,20 – no final da descida, encontra uma série de abrigos sob as rochas e vai de encontro ao percurso F1.
Fica aqui a nossa avaliação e a nossa proposta.
Inté
2016-10-17_173846