Les Souvenirs Légionnaire du Oued Ziz – D9

2016-10-05_150455
O Guide L’Atlas Marocain, Nouvelles Routes Touristiques, de Jacques Gandini, edição de Março de 2011, permite obter percursos turísticos com pormenores e detalhes muito interessantes. A descrição que o autor, coloca em todos os percursos, permite-nos acompanhar no terreno, “a tudo aquilo que temos direito de ver e observar”, mas por norma metemos o “pé na tábua”, que o Reg ou Erg espera por nós.
Hoje vamos abordar um percurso, que por norma todos nós ou quase todos, passa ao lado dele, “como cão por vinha vindimada”.Este percurso designa-se por “Les Souvenirs Légionnaire du Oued Ziz”
Quase todos nós já descemos ou subimos a famosa N 13 no troço que hoje vamos abordar, nomeadamente entre Rich e Er Rachidia. Para sermos mais precisos entre o Túnel do Legionário e Aït Atmane.
Durante a ocupação francesa desta parte do Reino de Marrocos a França, para defender os seus interesses, construiu uma série de equipamentos como pontes, túneis, estradas e pequenos fortes ou bordj e esta zona é rica nestas “memórias da Legião Estrangeira”

O “Les Souvenirs Légionnaire du Oued Ziz”, tem as seguintes características:
Região: Gourama;
Zona: entre Rich e Er Rachidia:
Gasóleo: Rich ou Er Rachidia;
Campismo: Er Rachidia (Auberge Chez Zaid Au Vieux Ksar) e o Kasbah Hotel Jurassique (32° 09′ 252″ W: 04° 22′ 512);
Bivouac: poucas possibilidades ao longo do Oued Ziz;
Distância do percurso: 11 kms ida e volta
Piste 4*4 – 7 kms até zona de Parking/Bivouac

Como já referimos temos como Memória da Legião Estrangeira o famoso Túnel do Legionário, por onde todos passamos. É muito difícil parar, contudo a placa comemorativa da sua construção está danificada.
Descendo um pouco mais e depois de passar pelo Kasbah Hotel Jurrassique, que aconselhamos, e logo a seguir a Tamerakech, mais concretamente a esquerda de IFri, é possível ver nas falésia um antigo “Granier”.
Seguimos atravessando Lahoucine de um pouco depois estamos em Aït Atmane, onde devemos sair a esquerda nos entido de Er Rachidia.
Encontramos a velha pista do Ziz que tomamos a esquerda. Um pouco mais a frente temos uma pequena nascente.
Ao Km 3.50, encontramos um Parque. Devemos estacionar e fazer uma caminhada de 100.00 mts, encontramos um estratificado de lajes, incrustadas de fósseis de conchas, incomum nesta zona.
Ao Km 4.40, uma Saliência ou esporão de uma granate ou granada, deslumbrante. Seguimos ainda pela velha pista do Ziz até encontrar ao Km 4.70 um corrimão de pilões, onde poderá fazer Bivouac.
Ao Km 5.30, encontra as ruínas de um antigo Ksar, o Ksar D’Amzoudj. Os seus jardins outrora esplendorosos, estão hoje abandonados, não só pelo tempo como pelas águas da albufeira.
Logo a entrada do antigo Ksar, ainda é possível ver a placa “Kasbah Amzoudi, Féverier 1928- 2º Compagnie Légion”.
O percurso 4×4, começa depois de Amzouj.
Ao Km 7.50, encontramos a antiga Casa dos Cantoneiros D’Amzouj, entre a pista e o Oued, É possível ver ainda os pequenos pilares de marcação da pista.
Ao Km 14.20 a antiga pista termina. Há um Parque de estacionamento com zona de Bivouac. A antiga pista ficou submersa pelas águas da albufeira.
Há inúmeras aves e placas de sal, devido a evaporação da águas.
Não avançar para além da zona do Parque de estacionamento, pois pode ser perigoso, já que o solo seco e duro, pode esconder buracos profundos.
Fica mais esta nota, e da próxima vez, não siga, faça um desvio e vá vadira por este pequeno troço. Os Reg’s e Erg’, já estão perto.
Inté