La Vallée du Mgoun – E3 Versus Vallée des Roses

mapa1

mapa2
O Guide L’Atlas Marocain, Nouvelles Routes Touristiques, de Jacques Gandini, edição de Março de 2011, permite obter percursos turísticos com pormenores e detalhes muito interessantes. A descrição que o autor, coloca em todos os percursos, permite-nos acompanhar no terreno, “a tudo aquilo que temos direito de ver e observar”, mas por norma metemos o “pé na tábua”, que o Reg ou Erg espera por nós.
Hoje vamos abordar um percurso, turístico, alternativo ao mais radical que vai para o Vale das Rosas ou Vallée des Roses, o percurso “La Vallée du Mgoun – E3”
O percurso “La Vallée du Mgoun – E3”, é praticável todo o ano e para todo o tipo de veículos, daí estar incluído nas rotas Turísticas. Contudo, há alguns troços adjacentes que só podem e devem ser feitos por 4×4.
As particularidades deste percurso são, desenvolver-se ao londo do Oued Mgoun e atravessar o Vallée des Roses.
A altura ideal para fazer este percurso será entre Maio e Junho, onde os jardins de Rosas estão na sua pujança máxima. Este percurso não segue a antiga pista, mais longa mas a rota a cota superior que vai de encontro aos vales desérticos ao norte do Jebel Tadaout. Este percurso está asfaltado até Alemdoun.
Este Vale de Mgoun, em conjunto com os Vales de Dadés e Todra, são dos mais importantes a sul do Alto Altas, digamos em termos turísticos.
O Vale de Mgoun, é importante pela sua originalidade, pelo seu “Beldi”, já que as suas vilas e antigos kasbas, lhe dão esse tom pitoresco, nomeadamente com os seus jardis ao longo do Oued.
“La Vallée du Mgoun – E3”, tem as seguintes características:
Região: Qualat M’Gouna;
Zona: Qualat M’Gouna:
Gasóleo: Qualat M’Gouna;
Campismo: Hotel Rose M’Gouna, Kasbah Dar Diafa,Ksar Kaisser;
Bivouac: poucas possibilidades ao longo do Oued Mgoun;
Distância do percurso: 83 kms ida e volta
Piste 4*4 – 7 kms até zona de Parking/Bivouac
Souk: sempre a quarta-feira

Km 0.00 – O percurso começa junto a estação de combustível e seguir em direcção a Bou Taghar, pela designada Rota do vale das Rosas.
Km 19.00 – Contornar o Oued Guercif pelo norte e um pouco mais à frente encontra a antiga pista que nos leva ao Jebel Ta’louit ( 2004 mts).
Km 27,20 – Chega a Tamalout de Bou Taghar. Aqui há um excelente Auberge, com hipótese de campismo nos seus jardins repletos de roseriras.
Aqui em Tamalout, há um cruzamento de uma antiga pista que vem de Aït Youl (Vale de Dádes), num percurso só para 4×4 e possivelmente interdito no inverno. São cerca de 13 kms de pista.
Km 28 – Chegamos a Bou Taghar, a cerca de 30 kms deste lugar está a nascente do Oued M?Goun.

Km 30 – Coordenadas 31º 23,95’N 06º 08,50’ W, está o famoso Arco de Bou Taghar, que está intacto, como emblemático, mesmo com a construção da nova estrada.
2016-10-06_213144

Km 32 – Aqui a rota abandona a antiga pista e segue a subida para o flanco do Jebel Tadaout (2135 mts) em direcção a Alemdoun.
Km 36 – Ponte sobre o L’Assif Znag em direcção a Comuna de D’Alendoun, onde termina a estrada asfaltada. Aqui há possibilidade de Bivouac junto a uma esplanada, devendo contudo falar com o proprietário.
Ao longo deste percurso há três variantes para 4×4:
– a variante de Agouti em direcção ao Jebel Timaouardine, onde será possível visitar um Granier de Falaise, é aconselhável falar com um Guia;
– a variante de Tamalout a Souk El Khemis, cerca de 19 kms;
– a variante de de Bou Taghar a Aït Youl, comcerca de 14 kms.
Fica aqui a nossa avaliação e a nossa proposta.
Inté

mapa3