Geomorfologia Sahariana versus Marrocos Saariano

O Deserto do Sahara ou Sahara, tem um conjunto de características que por norma, quem anda por lá e nomeadamente em Marrocos, só conhece uma, o Erg.
Hoje, vamos dar a conhecer mais algumas características que por norma vemos, caminhamos, mas não damos a devida atenção.
Já abordamos no dia 18 de Novembro de 2015, num “post” com o título, “Reg versus Erg”, estas suas características ou designações utilizadas no Sahara.
Assim temos as seguintes tipos geomorfologia saariana ou sahariana:
Regs, são grandes áreas cobertas com fragmentos de rochas, enegrecidas pela acção do sol e do vento que lhe provoca erosão. Algumas vezes o preto é brilhante, já que devido a uma reacção química com a precipitação, cria um brilho patinado.

reg

Hamadas ou Hammadas, são planaltos desprovidos de solo, com grandes afloramentos de lajes de rochas, algumas vezes de pedra calcária ou arenito, algumas vezes cobertos por um Reg. Um exemplo é a Hamada ou Hammada do Guir, entre Boudnib e Merzouga. A maior Hamada ou Hammada do mundo é a Hammada do Dráa.

hamada

Ergs, são arenosos, estão sempre em movimento e são caracterizados por dunas de areia de diversos tamanhos e alturas. Com exemplo conhecido temos o Erg Chebbi e o Erg Chegaga.
erg

Barchans, quando as dunas são pequenas e se formam na perpendicular ao vento predominante, são designadas barchans. Tem a particularidade de cantar e são um guia para os Guias Saharianos. A curvatura interna da duna é parabólica e como tal aumenta a capacidade de absorver a luz gerada pelo movimento dos grãos de sílica, daí cantando.
barchans
Gueltas ou Guelltas, são lagoas naturais, onde se acumulam águas perenes ou temporárias. Normalmente as Gueltas, formam-se em depressões, onde se depositam enormes quantidades de águas das inundações. Mas há ainda outras designações, como Chott, Daya ou Dayet, sendo o mais conhecido o Chott Tigri e as Dayet Aaoua.
dayet

Sebkhas, são depressões no solo em que o cloreto e o sulfato de sódio, ficam acumulados em grandes quantidades, podem ter ou não ter água. Há enormes Sebkhas, no Sahara Ocidental, nomeadamente a de Tah.
sebkha

Maaders e Grarats, são áreas de inundação rápidas, em que no 1º caso, Maaders onde a água escorre com forte velocidade depois de transbordar dos oueds e os Grarats, depressões para onde correm com velocidade as aguas da superfície.

maaders

e

grarats

Ficam estas notas….em breve haverá mais…..