Boucle das Dayet’s, entre Azrou a Imouzer Kandar

Olá.
Vamos partilhar um dos mais belos troços do Médio Atlas, a que designamos por Boucle das Dayet’s.
É um percurso com cerca de 90 kms que percorre uns trilhos ou pistas em pleno Parque Nacional D’Ifrane.
As pistas ou trilhos são pouco perceptíveis em algumas zonas, com muito pedra de calcário corroído pela erosão das águas.
O percurso é uma mistura de barro vermelho de onde sobressaem cabeçotes de calcário branco com erva verde e pequenos arbustos.Se optarmos sair de Azrou devendo tomar a pista junto ao Auberge Habri, que fica junto a bifurcação com a N13.
Junto ao Auberge Habri, deixamos a N13 e seguimos até ao final do asfalto ao longo da P7231, entrando de imediato para um trilho pouco visível que nos leva a primeira à Dayet Afennourir. Uma montanha do nosso lado esquerdo, permite-nos duas hipóteses, continuar ou voltar para trás, já que o acesso à P7231, não é possível.
O deslumbramento toma conta da nossa vista, com o gado no meio da Dayet, entre barro e lama. Umas boas fotos, e continuar para a próxima, seguindo o trilho pouco visível ou inexistente, agora no meio de pequenas árvores mais encostadas a montanha.
Uns quilómetros depois, a montanha tem uma abertura e com os pontos devidamente, colocados no GPS, vemos que poderemos ter uma saída para a P7231, para visitar a Estância de Sky de Michlifen. A navegação é feita ponto a ponto e vamos a descoberta. Entrarmos numa zona típica do Médio Atlas, num cenário de cedros de média altura num zig zag até a P7231, onde seguimos para a Estância de Sky.
A visita num circuito em “Boucle” da-nos para perceber de toda a beleza do local.
Seguimos depois pela P7231 e no nó de cruzamento com a R707, seguimos pela direita e cerca de 1.5 kms deposi inflectimos a esquerda, para visitar um pequeno afloramento de arenitos desgastados pelo vento e pelas águas das chuvas, que permitem ver algumas formas de afloramentos.
Retomamos a P7231 e seguimos para a Dayet Hachlaft, enorme, imponente, ambiciosa. A Dayet está assoreada e repleta de plantas de água, o que a torna mais bela. Na orla da Dayet, há inumeras arvores, como por exemplo salgueiros. Há inúmeros rebanhos de ovelhas e vacas, que procuram bons pastos. As aves têm aqui o seu habitat especialmente. A imensidão da Dayet contrasta com a anterior.
Ao sair da Dayet de Hachlaft, aconselhamos um pouco depois tomar a P7232 e visitar a Dayet de Ifrah, esta também enorme, com cerca de 250 hectares. a paisagem é soberba e para os amantes de fotografia, todas elas têm um motivo de interesse,
Seguindo pela P7232, encontra um pouco depois a P5016, que nos leva a mais significativa Dayet da zona a Dayet de Aoua.é imponente e longa, já que se estende ao longo da P5016. Tem uma área de cerca de 140 hectares e é dotada de excelente infraestruturas como, gaivotas, parque de merendas, bares e outros atractivos.
Tem por perto a famosa e perigosa N8, e pode optar por regressar a Azrou via Ifrane ou optar pela esquerda e visitar Imouzar Kandar, onde ao longo da estrada pode comprar fruta de qualidade dos inúmeros pomares que bordejam a estrada N8.
Fica esta nossa sugestão….Marrocos não é só Erg ou Reg, também é Dayet’s.
Inté

Powered by Wikiloc