René Estienne Versus Col Sidi Belkassem

Na preparação da Expedição que vou fazer no 3.º trimestre deste ano, a pesquisa de locais que pretendo visitar ou “descobrir”, levam a procurar novos pontos de interesse e este é um deles, pelo que o partilho aqui.
O Guide Pistes du Maroc, Tomo IV, L’Oriental, tem na zona que J. Gandini, designou como L’Oued Guir et son afluente L’ Oued Haïber, um conjunto de percursos mais tranquilos e e excelentes, nomeadamente na zona de L’Aute-Guir.
O simbolismo histórico dos percursos, levam-nos a locais como o Ksar Tazzouguert, ao Coll de Belkassem, ao Memorial de René Estienne, ao Bordj Ksar Moghel, ao Bordj Ksar Atchana e a outros locais de interesse.
Porventura, foi nesta zona Oriental, que se travaram as batalhas mais sangrentas entre os locais e os Franceses, logo no início do século passado.
Os percursos designados pela letra “K”, o K1, K2, K3, K4 e K5, transportam-nos para toda essa realidade e funcionam como uma “Boucle”, o que permite descobrir novas rotas do que se designa por “Emblemático”.
Do simbolismo dos vários percursos, escolhi o “K4”, porque para além de cruzar o Col Sidi Belkassem, passa ao pé do Memorial de René Estienne. O percurso “K4”, que une Beni Tajdjit a Tazzouguert, tem cerca de 42 kms carregados de simbolismo.
René Estienne, um “Aventureiro”, seja um Explorador Francês, que nasceu a 18 de Janeiro de 1900 e faleceu no dia 18 de Maio de 1927, numa emboscada, no Col de Sidi Belkassem.
René Estienne, permitiu com os seus estudos, criar a mais longa “estrada automóvel” do mundo, entre o Mediterrâneo ao Níger, ao Tchad e ao Congo Francês.
De 17 de Dezembro de 1922 a 7 de Janeiro de 1923, faz parte da equipa que faz a dupla travessia do Shara. No seio da equipa da Citrën, com Georges-Marie Haardt e Louis Audoin-Debreuil.
De seguida faz a viagem de Figuig a Tanezrouf na Argélia, balizando a pista que mais tarde serviu para a Companhia Générale Transsaharienne. Mais tarde em 1927, realiza o reconhecimento do percurso Béchar-Reggan-Gao.
Mas, em 18 de Maio de 1927, um comboio de três camiões, comandados por René Estienne, tenta ligar Beni Tadjit a Bou Denib. Na zona do Col de Sidi Belkassem, cerca das 14:30 horas, um bando de bandidos, ataca o comboio de camiões e René Estienne é morto com dois tiros na cabeça, ao volante do camião.
Nesse local, foi edificado um Memorial, que tem as coordenadas N 23º 10,16’ W 03º 39,13’.
Fica mais esta nota.
2016-05-17_135730

2016-05-17_140232