Guefaït Versus Gafaït

Na minha busca de novas pistas e lugares de interesse para A Expedição de Setembro/Outubro de 2016, vários locais ou pontos de interesse, vão aparecendo.
Guefaït versus Gafaït, é um deles e por algumas imagens que vi, realmente é outro local de sonho.
Dizem ou escrevem alguns que, descobrir “Guefaït versus Gafaït“, é descobrir outro mundo.
Guefaït versus Gafaït. Fica na Província de Jerada na zona Oriental de Marrocos, conhecida pela sua forte zona de Minas de carvão, chumbo e zinco. Mas, Guefaït versus Gafaït, tem no seu coração um esplendido Oásis, junto ao Oued Za.
Depois de sair de Jerada, por Hassi Blal, carregada de negro das suas minas de carvão, pela P 6048, continuamos em pleno deserto, constituído por uma vegetação rasteira de (halfa e chih).
Continuando ao longo da P 6048, cerca de 20 kms por uma estrada em mau estado, pior que pista, e em pleno deserto, encontramos ao “virar da esquina” um magnífico oásis. Este oásis é, Guefaït versus Gafaït, soberbo, um contraste em toda a plenitude.
Um Guarda é responsável pela manutenção e segurança do espaço. Um conjunto de rios ou ribeiros de várias cores, o da direita é verde, o da esquerda é desértico, caindo se uma falésia. Descendo até aos ribeiros pela areia é possível observar tartarugas e peixes. Mais à frente numa enseada é possível tomar banho com a água da nascente que brota mais acima.
A zona de Bivouac é muito segura e tranquila, e as pessoas são afáveis e prestáveis.
A zona Oriental de Marrocos, continua fora das Rotas Emblemáticas e para os aventureiros, isso é muito bom……
Fica mais esta dica…..coordenadas…. N34 14.403 W2 24.463.Em Setembro coloco as fotos……..
2016-05-19_193637


Comentários

Um comentário a “Guefaït Versus Gafaït”

  1. Estou em “pulgas”! 🙂