Camadas para Google Earth

Encontra-se disponível um site de agregação de mapas para Google Earth, a sobrepor como camadas, muito útil: Google Earth Map Overlays (http://ge-map-overlays.appspot.com/).

Com um simples registo e descarga obtemos mais de 50 mapas diferentes e em 3D que podem ser abertos sobre a base de Google Earth, permitindo assim ao utilizador planear percursos, levar a cabo análise geo-espaciais ou simplesmente ter acesso às suas fontes cartográficas favoritas.

A maioria destes mapas baseia-se nas fontes OpenStreetMap, mas encontramos ainda mapas Google, Here Nokia ou Microsoft Bing, a par de uma lista de mapas de cobertura regional.

O ficheiro “map-overlays-for-google-earth-combined.kmz” contém todos mapas como camadas a sobrepor. Ao abri-lo, o mesmo é carregado na barra lateral ao nível dos “Locais Temporários”.

img01

Se o queremos sempre disponível, então deveremos adicioná-lo “Os meus locais”

img02

Sempre que mudamos de vista no Google Earth as camadas são automaticamente atualizadas. Os níveis de ampliação são calculados de modo independente para as diferentes regiões visualizadas na janela da aplicação, de acordo com a distância para a câmara virtual e a latitude.

img03

A transparência das camadas pode ser ajustada com o auxílio da barra de opacidade, disponível abaixo da lista de mapas, já que todas apresentam por omissão uma opacidade de 100%

img04