Personalizar o recetor GPS Garmin Montana

Através da combinação de Atalhos e Perfis é possível com um ou dois toques combinar um conjunto específico de tarefas e transformar por completo o modo de utilização do recetor GPS Montana. Assim, um utilizador pode optar por alternar rapidamente entre o modo de navegação de uma rota automóvel, com as definições “Nüvi”, para um modo completamente diferente, mais adaptado à condução 4×4 ou a uma atividade de caminhada, sobre mapas do tipo “Topo”, com relevo e o “Auto Zoom” desligado.

img01

O que são Perfis e Atalhos?

Um perfil é uma coleção de definições que procura otimizar a utilização do dispositivo tendo por base a sua utilização.

Quaisquer alterações às definições, como por exemplo, os campos de dados ou unidades de medida, são guardadas automaticamente como parte do perfil.

Quando utilizamos o preceptor GPS é bastante provável que, em função da atividade a realizar no momento, tenhamos de recorrer a funções/recursos que exigem a abertura de diversos menus. O atalho representa um modo alternativo e rápido de invocar estas funções por software, o qual dispensa o recurso a vários níveis de navegação pelo interface ou até a comandos.

Os atalhos podem ser simples ou complexos, bem como posicionados em vários menus, incluindo o menu principal (main menu) e o compartimento de armazenamento de aplicações (application drawer).

img02

Personalizar o Montana

A forma mais eficiente para conseguir a personalização do recetor GPS passa pela criação de um “perfil base” e depois trabalhar segundo uma lógica de “herança”. Este “perfil base” funciona como uma matriz, a qual contém desde logo as informações e os campos de dados considerados necessários e que se pretende que existam para os demais perfis a criar.

Assim e para proceder à criação do perfil, o utilizador deverá:

  1. Personalizar as definições (de ecrã, de aspeto, do mapa, das unidades de medida, dos trajetos, de encaminhamento, etc.).
  2. Personalizar os campos de dados e painéis de instrumentos do mapa, da bússola e do computador de viagem.
  3. Selecionar  img06> “Configuração” > “Perfis”.
  4. Selecionar “Criar Novo Perfil” > “OK”.

Uma vez criado o perfil e satisfeito com as parametrizações do mesmo, o utilizador pode a partir dele criar novos perfis:

  1. Selecionar  img06> “Configuração” > “Perfis”.
  2. Selecionar o perfil pretendido (e que servirá como “perfil base”).
  3. Premir o botão + que se encontra na zona superior do ecrã tantas vezes quantos os perfis a criar a partir daquele selecionado.

img03

Os novos perfis aparecerão no final da lista como “Perfil NN”. É possível então ao utilizador editar o nome e alterar as suas definições.

Para editar o nome de um perfil o utilizador deverá:

  1. Selecionar  img06> “Configuração” > “Perfis”.
  2. Selecionar o perfil pretendido.
  3. Selecionar “Editar Nome”.
  4. Introduzir o novo nome.
  5. Selecionar img07.

Deste modo, é possível ao utilizador melhorar o acesso aos mapas instalados no recetor Montana e à navegação nos mesmos, controlando os atributos e o posicionamento gráfico dos campos de dados. Dois exemplos para se perceber melhor a ideia:

  • Um perfil baseado na condução para estrada e sobre um mapa da família City Navigator, com a definição de orientação “modo automóvel” e “zoom automático” ligado;
  • Um perfil adaptado à caminhada e sobre um mapa da família Topo, com a orientação em “Trajeto para cima”, o “zoom automático” desligado, o registo de trajetos ativo, posicionamento de um painel de instrumentos (dashboard) com odómetro no mapa e reposição dos dados de viagem (a zero) no computador de viagem.

Cada perfil pode afinal ser bastante diferente dos outros, desde o mapa ao posicionamento do painel de instrumentos, aos campos de dados neste constantes ou até aos ícones presentes no menu.

Uma vez definidos os perfis necessários ao utilizador, podem ser criados atalhos para os mesmos e adicionados às páginas de cada perfil. E, de facto, esta é uma das operações que faz os atalhos brilhar.

No exemplo que se segue podemos visualizar no menu principal de um perfil por mim criado e designado de “City Nav” os atalhos para os perfis “Caminhada PT” e “4×4 Topo”:

img04

Um atalho pode ser criado a partir de qualquer perfil:

  1. Selecionar  img06> “Configuração” > “Atalhos” > “Criar Atalho”.
  2. Introduzir o nome pretendido para o atalho.
  3. Selecionar o perfil que pretende abrir com o atalho.

Criado o atalho, pode o mesmo ser adicionado ao menu principal (main menu) ou ao compartimento de armazenamento de aplicações (application drawer):

  1. Selecionar  img06> “Configuração” > “Atalhos”.
  2. Selecionar o atalho
  3. Selecionar “Adicionar a menu”.
  4. Selecionar “Menu principal” ou “Compartimento de Armazenamento”.

É importante ter em conta que se o utilizador alterar os mapas instalados no recetor Montana, deverá aceder a cada perfil e proceder à sua atualização.