BORDJ OMAR DRISS VERSUS HASSI BEL GUEBBOUR – Março de 1992

25 de Abril de 1992 – O conceito de aventura, por mais de uma vez esteve presente na inacabada 1.ª Expedição Lisboa-Luanda, quando uma brutal tempestade de areia, nos fustigou de forma implacável a caravana da Expedição, no deserto do Sahara na parte oriental da Argélia e bem perto da fronteira com a Líbia.

A coluna tinha arrancado de manhã cedo, mas não tão cedo como o desejado, porque foi preciso, repor a pressão dos pneus dos 4×4 e do camião Mercedes-Benz 6×6, que se tinha atascado nas dunas na noite anterior.

A pista era rápida, muito rápida o que permitiu recuperar o tempo perdido, mas teve o inconveniente de partir a caravana. Pela pista cruzamos com uma longa caravana de Tuaregues, que atravessam o Sahara, com produtos, nomeadamente sal e muito contrabando na zona de fronteira. Esta imagem da caravana de Tuaregues, ainda hoje perdura na minha memória, pela sua beleza e simplicidade.

A caravana dos 4×4, estabelece um ritmo elevado, fragmentando ainda mais a caravana, mas a pista era propícia a isso, uma pista de areia, plana e rápida.

1706623

De repente, o vento do deserto acorda e torna o ar pesado, mas ao mesmo tempo um espectáculo natural deslumbrante, que se vai tornando perigoso, com a projecção de areia e pequenas pedras. Era difícil estar fora do 4×4, o pó entrava por tudo que era sítio e não se via nada. A pintura dos 4×4 e os vidros, eram sujeito a um “jacto de areia” demolidor. O céu fecha-se e uma imensa e densa camada de pó que parece asfixiar os “caravanistas aventureiros”.

1706666

A caravana estava partida, e os mais atrasados não conseguiam ver o rasto da equipa da frente, pese embora a pista ser balizada. Foi então que se tomou a decisão mais acertada e usual neste tipo de situações, seja parar e aguardar que a situação amainasse.

Nós, conseguimos ir até uma estrada asfaltada e depois erradamente seguimos em direcção a Bordj Omar Driss, quando deveríamos seguir para Hassi Bel Guebbour, mais a norte. Tivemos de fazer cerca de 70 kms, mas ao final ao início da noite a caravana estava toda reunida……e com mais experiência e foram estas vivências e atitudes que tornaram mais responsável e respeitador face a um Sahara implacável. Sahhara em árabe significa deserto, para mim será o Deserto dos Desertos……

1677840