FASE CHARLIE – FOGOS FLORESTAIS 2013

Caros Sócios

Informamos que as nossas actividades ao ar livre que possam colidir com as imposições da Fase Charlie, ficam suspensas de 1 de Julho a 30 de Setembro de 2013.

Segue um pequeno texto, elaborado pela DCP da GNR.

“A Fase Bravo de combate a incêndios florestais arrancou no dia 15 e prolonga-se até ao dia 30 de Junho  seguindo-se as fases Charlie (01 de Julho a 30 de Setembro) e Delta (de 01 a 31 de Outubro).  
A intervenção da Guarda, nestas três fases, é caracterizada em grande parte pelo empenhamento do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, em ações de prevenção e de primeira intervenção no combate aos incêndios, e do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, através de ações de prevenção (patrulhamento e vigilância), de deteção e apuramento das causas dos incêndios florestais. Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. As suas causas são variadas, sabendo-se no entanto que uma grande parte ocorre por descuido humano. Por isso, a proteção da floresta começa em si. Portugal sem fogos depende de si. Siga as nossas recomendações: nunca deixe ao alcance das crianças fósforos ou isqueiros; nunca abandone as queimas e fogueiras acesas; limpe o mato à volta da casa ou outras edificações num raio de 50 metros, retire as folhas, caruma e ramos dos telhados; corte as árvores que ofereçam risco para a habitação; guarde o gasóleo, as lenhas e outros produtos inflamáveis em locais seguros e isolados; quando passear na floresta nunca deite fósforos ou cigarros para o chão; lembre-se que é proibido fumar nas áreas florestais; quando circular de carro, apague bem os cigarros no cinzeiro e nunca deite as cinzas pela janela; nunca faça lume na floresta, nem mesmo para preparar comida. Leve o seu lanche já preparado assim, evitará fazer fogueiras; no campo ou na floresta, nunca deixe nem atire para o chão, plásticos, papéis ou vidros. Ao sol, o efeito lupa do vidro pode provocar um incêndio. Lembre-se que o seu contributo é fundamental. Qualquer pessoa que detete um incêndio florestal tem o dever de alertar as entidades competentes. Em caso de incêndio, ligue para 112 ou 117. A rapidez do aviso pode salvar a floresta.”

Inté.