DO LAND ROVER SÉRIE II ATÉ AO “SA vimbi”

As datas nestas coisas têm pouco interesse,mas mesmo assim penso que foi pelo anos de 1964 ou 1965, tinha eu, uns 12 ou 13 anos.
Nas férias grandes, Malanje, era o meu poiso. Às 6:00 horas da manhã, na estação principal de comboios de Luanda, apanhava a Automotora para Malanje, era uma longa viagem, com direito a paragem à hora do almoço na Canhoca, com todo um ritual adequado ao frenesim das operações de manutenção do comboio ou da automotora.
O restaurante tipo casa de pasto, entrava em reboliço, com tantas terrinas de sopa e normalmente uma jardineira pronta a sair.
Toda esta introdução, para chegar ao mais importante, ao mítico veículo 4×4 Land Rover. Nunca uma marca me marcou tanto até aos dias de hoje. Chegado a Malanje ao final da tarde, numa estação de caminhos de ferro imponente junto a avenida principal, era hora de tomar lugar num dos Land Rover Série II, ainda com os faróis junto a grelha. Depois passados uns dias era partir para as longas viagens pela Baixa de Cassange, para os campos de algodão. O Série II era de caixa curta e aberta da parte de trás, onde pontificava um bidon de 200 lts de gasóleo para uma viagem de oito ou 10 dias.

As picadas estreitas e com lama faziam a felicidade de um garoto como eu, sendo que nas zonas mais inóspitas, o meu cunhado, passava o volante para eu puder conduzir um verdadeiro todo terreno.
À noite a coisa melhora e bastante, já que se ligava o farolim e se partia em caçada de caça grossa, para depois deixar ficar nas povoações que se encontravam no caminho.
Aquele trabalhar do motor do Série II, ainda hoje sussurra nos meus ouvidos, certo como uma verdadeira máquina de precisão.
Todos anos o ritual de repetia e do Série II com os faróis junto a grelha, para o Série II com os faróis já no guarda-lamas.
Esta experiência, ainda hoje se mantém e do Série II, passou-se para o Série III e depois para o Defender 300 Tdi e finalmente para o insubstituível “SA vimbi”, com o excelente motor Td5.
DSCF0205 (Medium)
Em resumo o Land Rover Série até ao Defender Td5, foi sendo uma constante em todos anos da minha vida. Podem marcar o chão com valvolina ou óleo, podem babar pela caixa de velocidades, podem dar-nos banho quando chove, mas nunca jamais deixará de ser Um Land Rover Série ou Defender.
Memórias……das boas.


Comentários

Um comentário a “DO LAND ROVER SÉRIE II ATÉ AO “SA vimbi””

  1. Grande Mestre…….