OZIEXPLORER – NOVAS VERSÕES

Ozi

Nos dias 1 e 5 de Fevereiro de 2013, foram disponibilizadas duas novas versões de Oziexplorer.
A versão para o Oziexplorer Windows CE, com a designação 2.40 e a versão Oziexplorer 3.95.5p para o Oziexplorer.
As alterações visam sobretudo o suporte do novo formato de imagem OZF4, a adição de mais o Datum, o ETRS89 Datum, a utilização de mapas em cache obtidos pela internet e a utilização de maps de terreno da Google.
Assim, o OziExplorer para além de suportar já mapas a partir de inúmeros formatos, como sejam TIF, BMP, JPG, PNG, BSB, BSB 4, BSB 5, ECW, MrSID, Maptech Terrain Navigator (.024,.100,.250), cartas Maptech (.AER), RIK ou Kompass, passou também a suportar os denominados mapas “Internet”:

  • Google Maps ,
  • USA Terraserver Maps,
  • Open Street Maps, e
  • Virtual Earth.

A menos que o utilizador disponha de uma conexão de dados de elevado débito, estes mapas não estarão disponíveis no modo de “moving map”.
O Datum ETRS89 (Elipsóide GRS80), ou European Terrestrial Reference System 1989, é o Sistema de Referência Regional recomendado pela EUREF (Subcomissão da Associação Internacional de Geodesia para o Sistema de Referência Europeu). Trata-se de um sistema de referência geodésico ligado à parte estável da placa continental europeia e é consistente com os modernos sistemas de navegação por satélite (GPS, GLONASS e GALILEO).
Dado que tem origem numa resolução europeia, tem vindo a ser adoptado sucessivamente por todos os países europeus.

Fica a nota.
Fiquem bem.


Comentários

Um comentário a “OZIEXPLORER – NOVAS VERSÕES”