VISITA TEMÁTICA AS MINAS DE OURO E VOLFRÂMIO – Roda Cimeira e Cabreira

Caro Sócio (a)
O Património Industrial dos anos 30 do século passado, encontra-se em “desconstrução” absoluta, nomeadamente as Antigas Minas da Serra da Lousã, cuja concessão passa nessa altura da sociedade Minas da Serra da Lousã, Limitada (Irmãos Cardoso Pinto), para a CUF (Companhia União Fabril), que as explorou entre 1938-39 e o ano de 1952.
De acordo com os registos de pessoal que tralhava na mina os registos mostram que o pessoal variava de acordo com a procura e que os registos do período 1943 a 1950, mostram um efectivo variando entre os 83 e os 115 trabalhadores. Os operários de fundo da mina eram cerca de 40% e o restante 60% pessoal de superfície. Nos registos de produção os valores mostram que para o ano de 1952, totalizavam 46598 gramas de ouro e 169714 gramas de prata.
Em 1952 as Minas encerraram a sua exploração e assim permanece até hoje.


Durante a II Grande Guerra Mundial, Então o volfrâmio ou tungsténio era uma forte moeda de troca e foi durante muitos anos uma fonte de rendimento de muitas famílias. Em tempos a RTP, exibiu uma série sobre o interesse do volfrâmio e do tungsténio das guerras que isso gerou nos meios rurais.
As Antigas Minas de Ouro da CUF são um desses exemplos, em que “na altura da miséria absoluta, andavam os povos serra acima, serra abaixo à procura do Ouro Negro”. Ainda hoje se ouvem muitos relatos de pessoas que escavavam as serranias à cata do volfrâmio e a fugir das autoridades, já, que era proibido pelo regime de então.


Hoje este Património de Arqueologia Industrial, está ao abandono total, não deixando por isso de ser um óptimo local a visitar. A exploração, parece que foi abandonada de repente e alguns dos edifícios encontram-se tal como foram deixados.

Embora a aldeia já exista há vários séculos, a sua maior expansão deu-se durante os inícios e até ao meio do Século XX, havendo uma das maiores minas de volfrâmio na área. Estas minas ofereceram postos de trabalho até mais ou menos 1953, quando fecharam por causa da procura de volfrâmio ter entrada em queda. Existiam também minas privadas exploradas por individuais e minas de estanho mais encima no monte.

Bem perto na Cabreira, havia uma das maiores minas de volfrâmio na área, que promoveram o maior desenvolvimento da Aldeia, até meados do século passado. Estas minas ofereceram postos de trabalho até mais ou menos 1953, quando fecharam por causa da procura de volfrâmio ter entrada em queda. Existiam também minas privadas exploradas por individuais e minas de estanho mais encima no monte.

É portanto interessante fazer uma visita a este património industrial, e essa é a nossa proposta Caro Sócio, para a segunda quinzena de Fevereiro de 2013.

Inté


Comentários

2 comentários a “VISITA TEMÁTICA AS MINAS DE OURO E VOLFRÂMIO – Roda Cimeira e Cabreira”

  1. Avatar de miguel rito
    miguel rito

    Boas Parola,
    estou a planear com um grupo de amigos aqui das Caldas da Rainha,o fim-de-semana 13 e 14 de Abril para conhecermos a serra da Lousã, aldeias de xisto e visita as minas da CUF. Sempre vais ter novidades sobre este tema (minas)?
    Abraço
    Miguel Rito

    1. Avatar de Parola Gonçalves
      Parola Gonçalves

      Boas.
      Só hoje vi o comentário, porque estive ocupado nos fins de semana. Já fomos e já temos o percurso no Wikiloc.Inté