inReach para smartphones

Lembram-se do Spot? Pois bem, a canadiana DeLorme lançou no final de 2011 um produto denominado inReach, por sinal muito aclamado entre a comunidade, que permite a smartphones dotados de sistemas operativos iOS (iPhone, iPad) ou Android transformarem-se em dispositivos de comunicações a duas vias com satélite (rede Iridium), numa abrangência quase universal, muito para além do mero telefone ou do cliente de rede sem fios.

O objetivo é simples: ampliar a cobertura de sinal. Na verdade, 90% da superfície terrestre encontra-se desprovida de qualquer cobertura no âmbito da telefonia móvel (por exemplo 2G, 3G ou até mesmo 4G) ou até de redes na norma IEEE 802.11 (Wi-Fi ou WLAN). E é muitas vezes nessas zonas que necessitamos de estabelecer comunicações seguras com familiares ou até obter assistência.

O inReach é em si mesmo um dispositivo físico ao qual os smartphones se ligam (Bluetooth). Recorrem para tal a uma aplicação (gratuita e disponível em Apple App Store ou Google Apps Marketplace): o DeLorme Earthmate.

A solução (inReach + Earthmate) fornece ao smartphone as seguintes funcionalidades de comunicação:

  • Composição, envio e receção de mensagens de correio e SMS;
  • SOS interativo (descrição da situação, atualizações mútuas da situação e acompanhamento automático da posição);
  • Acompanhamento e registo do trajeto efetuado (com uma precisão de 5 metros);
  • Navegação online/offline sobre os mapas topo da Delorme.