FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS – 2.º

Março de 1992 – Ghardaia (Argélia)

A saída de Telmecen, tinha sido muito cedo, estávamos no Ramadão e saímos do Pequeno Parque de Campismo com o som das primeiras orações. A Mesquita era anexa ao Camping e o som era muito forte, mas a viagem também era longa.

Diziam que Ghardaia era as Portas do Deserto, lembro-me de descer por uma estrada sinuosa e ver encaixada na montanha uma cidade. Descemos para um”plateaux” e lá estava uma cidade soberba, em que as cores se misturam e fundiam com a envolvente. Diziam que era uma cidade “dividida” em cinco de acordo com as etnias e credos religiosos, seria? ainda hoje não sei.

O Parque de Campismo de Ghardaia era dentro de um Oásis, um Parque moderno para a altura com uma recepção carregada de autocolantes e muitos de Moto Clubes Portugueses.  Muitas\ palmeiras e água com farturas em caleiras ou “fogaras” cruzavam o Parque, tal e qual uma descrição de um espaço de cinema.

Fora do parque o ambiente era muito fechado, talvez por estar no Ramadão, mas quando o sol se pôs no horizonte, o rebuliço começou. As ruas foram invadidas por bancas de venda, desde ao meio cigarro a um xote de escocês.

O jantar foi num dos Restaurantes “Restaurant Paris”, uma sopa (harira) e esparguete com carne de vaca carregado de massa de tomate.

Ainda hoje me lembro da beleza do Camping de Ghardaia…..

Lousã 20 anos depois

Parola Gonçalves

 


Comentários

3 comentários a “FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS – 2.º”

  1. Boas Grande Mestre!

    Não sei se é de massa critica que precisa…mas garanto que serei comprador do LIVRO de memórias!!!
    Já os vi escrever com muito menos conteúdo…

    Abraço

  2. Avatar de joaocarloscardoso
    joaocarloscardoso

    Mestre, vais mesmo ter que escrever um livro de memórias. Ai vais…vais…

  3. Boas Grande Mestre,

    Se a questão for a massa critica…pode já contar com 1 comprador do LIVRO de memórias!!!
    Já os vi escrever com muito menos conteúdo…

    Abraço