FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS – 1.º

1992 Parque de Campismo Municipal de Tamanrasset.

O UMM do “Pavarotti” tinha dado o berro depois ter engolido golfadas de areia pela entrada de óleo, já que a tampa tinha ficado pelo caminho, eventualmente por ter ficado mal apertada. Consegui ir “pendura” pela rodas da frente no camion 6×6 Mercedes de apoio a Expedição. Mas como um mal nunca vem só, o UMM do Pedro Coelho tinha problemas de aquecimento e tinha queimado a junta da cabeça. Há males que vêm por bem, como diz o povo e foi feita uma enxertia de para outro UMM.

Uns 3 ou 4 dias depois de inúmeras peripécias, foi-nos dado ordem de partida ao fim da tarde, e nada melhor que tentar em basar o mais rápido, mas népia, com tanta bófia tivemos de pernoitar dentro dos 4×4 em Abalessa e de madrugada partir para Silet, para depois passar a fronteira em Tin Zaouatene.

Ao meio da tarde chegamos a Tin Zaouatene, para ficar 1 ou 2 dias ao sol a espera de ordem para avançar, não para o percurso, mas para a terra de ninguém ao encontro dos bandidos armados. Foram 3 encontros, dos quais o 2.º ainda hoje deixa marcas, tal era o aspecto dos 2 bandidos fortemente armados de armas e de sujidade…….

Lousã, 20 anos depois

Parola Gonçalves