ACÁCIAS EM FLOR VERSUS RIO ZÊZERE

by

in

Caro Sócio.

Acácia-mimosa (Acacia podalyriifolia) é uma árvore ornamental australiana cujo fruto em forma de vagem se forma entre os meses de setembro e outubro. Ela pode crescer até 6 m e também possui 4 m de diâmetro na sua copa arredondada cujas folhas prateadas são pequenas e semi-caducas. É muito conhecida pelas suas lindas flores amarelo-canário, que aparecem entre os meses de julho a setembro porque se adapta bem até em pequenos jardins. Embora seja uma planta magnífica, ela possui pouca resistência contra ventos e também é pouco longeva e de difícil transplante.

Versus

Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros.

O rio Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5043 km² (dos quais 1056 km² pertencem ao rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao volume de água (por vezes superior a 10.000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode), que produzem anualmente 700 milhões de kWh.

Caro Sócio, fica pois o convite da Landlousã, para disfrutar de belas paisagens, percorrer os tapetes amarelos de flor de acácia e sobretudo, conviver ao fim do dia na Praia Fluvial de Cambas, bem junto ao Zêzere e rodeado de acácias.

Haverá no final da tarde uma futebolada, tal como em 2008.

Fiquem bem.


Comentários

3 comentários a “ACÁCIAS EM FLOR VERSUS RIO ZÊZERE”

  1. Quando…..

    1. Boas.
      Brevemente informaremos.
      Inté

  2. Avatar de José Torres
    José Torres

    Boas Parola …

    Gostava de saber mais sobre o passeio ?

    Um abraço

    José Torres