GPX Track Splitter: Dividir um trajecto (track) em segmentos

by

in

Alguns dos modelos de GPS, nomeadamente a maior parte das unidades GARMIN utilizadas em TT, BTT ou caminhada, permitem registar até 10.000 pontos por trajecto activo efectuado  (track log). No entanto, se se proceder ao seu armazenamento, a unidade levará a cabo uma simplificação do trajecto até um máximo de 500 ou 700 pontos, segundo algoritmos que fazem “cair” pontos considerados desnessários ou redundantes, e onde o utilizador não tem qualquer intervenção ou controlo. Sucede o mesmo quando enviamos um trajecto a partir de aplicações como o MapSource  ou o BaseCamp, instaladas no PC, para o dispositivo GPS.

Se descarregarmos este trajecto activo que foi sendo registado no dispositivo GPS e o armazenarmos no formato GPX, é, depois, possível e com recurso a uma ferramenta procedermos à sua divisão em segmentos, preservando assim todo o detalhe.

Para tal podemos utilizar o GPX Track Splitter. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo português Jorge Lopes e totalmente livre. Pode ser descarregada a partir da página do próprio autor:

http://sites.google.com/site/gpxtracksplitter/

É dotada de um interface muito simples. O utilizador inicia o processo de divisão do trajecto em segmentos através do carregamento do ficheiro com o trajecto original em formato GPX (GPX input file):

Neste exemplo o trajecto original possui 3256 pontos, pelo que se o importasse directamente para o dispositivo GPS (mais concretamente, um GARMIN GPSmap 60CSx), a operação de simplificação ou truncagem conduziria à perda de 84% dos pontos.

A opção “Make first point equal last point of previous splitted track” garante ao utilizador que os segmentos se justapõem nos extremos e proporcionam uma continuidade ao conjunto.

Ao marcarmos a opção “Delete source track”, o trajecto original não será incluído no ficheiro GPX a criar com os segmentos.

Podemos ainda controlar a cor dos segmentos, bem como o seu nome. Este último pode ser gerado automaticamente pela ferramente ou dado pelo utilizador (ao qual será anexo um número).

Para procedermos à divisão, basta seleccionar a caixa de marcação que antecede o trajecto e depois premir o botão “SPLIT”. Como deixámos seleccionada a opção “Ask for name of tracks for each selected” será pedido o nome a dar a cada segmento:

O resultado obtido foi o seguinte:

O trajecto original foi assim dividido em 7 segmentos, todos eles dentro do intervalo de pontos suportado pelo dispositivo GPS. Se visualirmos os mesmos no MapSource verificamos que, no global, o trajecto mantém todo o detalhe para navegações futuras: