“DICAS SOLTAS” – “Ferramentas de terceiros que integram com o Oziexplorer” – OZIEXPLORER (8)

por

em

As ferramentas que listamos a seguir trabalham diretamente com o Oziexplorer, explorando a sua API, ou com os ficheiros da dados por ele produzidos. Destinam-se essencialmente a estender as suas funcionalidades

Todas elas são freeware e resultam do desenvolvimento levado a cabo por utilizador do Oziexplorer. 

Map Selector
MapSelector é uma ferramenta desenvolvida pelo australiano Peter Eisenhuth que tem objetivo facilitar ao utilizador o trabalho de preparação da cartografia a utilizar nas suas viagens. Permite a seleção do conjunto de mapas que abrangem e se sobrepõem a uma determinada área geográfica (segundo os critérios de latitude/longitude), e a sua cópia (em lote) para uma pasta.

Pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação:
http://www.gpsaustralia.net/forums/showthread.php?t=3590 

MakeImage
Esta ferramenta, desenvolvida por John Tserkezis, permite ao utilizador guardar as imagens dos mapas nos formatos PNG  ou BMP. Trata-se de uma funcionalidade muito útil quandos apena possuimos o mapa no formato OZF2, ECW ou SID. Formatos que, lembramos, não suportados por editores gráficos correntes (do tipo MS Paint, JASC Paint Shop Pro ou Adobe Photoshop).

 O MakeImage pode ser descarregado a partir da seguinte hiperligação:
http://members.optusnet.com.au/~johntserkezis/makeimage.zip 

Mapborder
Mais uma ferramenta desenvolvida por John Tserkezis e que se destina a melhorar a geo-referenciação dos mapas. Como é do conhecimento da maioria dos utilizadores o Oziexplorer apenas permite criar e manter nove pontos, mas suporta até 100 para imagens com limites pouco convencionais. É precisamente aqui que entra o Mapborder, pois facilita a geo-referenciação de tais limites.

 Esta ferramenta pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação:
http://members.optusnet.com.au/~johntserkezis/mapborder116.zip