IGREIJA DE SANTA ANA EM FIGUIG

by

in

Quando em 2009 na Expedição a Rekkam, Ichet e Figuig, paramos em Figuig ao final da tarde, para reabastecer de comes e bebes, gasóleo e para pernoitar para o dia seguinte,ficamos impressionados com o imenso palmeiral que se estende até a Argélia.

Figuig, sendo uma cidade no extremo mais oriental de Marrocos, tem a particularidade de estar encaixada num dos maiores palmeirais do norte de África e sobre uma das maiores reservas aguíferas de águas de África.

Há, estudos que tentam promover o palmeiral de Figuig a Património da Unesco, existindo diversos estudos para essa pretensão.

Mas, um dos edifícios que nos chamou a atenção foi uma igreija em belo estado de conservação que existia na zona próxima do hotel.

Esta igreija, que a que chamam “Chapelle Sainte-Anne de Figuig”, teve no início do século XX uma forte presença cristã nesta parte de Marrocos mais a oriente.

Hoje a Chapelle Sainte-Anne de Figuig, foi convertida num Centro Cultural.

Mais uma dica Landlousã.

Links.

Web Figuig

Estudos Coloniais

Unesco – Figuig


Comentários

Um comentário a “IGREIJA DE SANTA ANA EM FIGUIG”

  1. Boas
    Atenção ao abastecimento de gasóleo em Figuig, nem sempre há, embora o exercito não vos deixa a pe. Para abastecimento o melhor é Bouarfa.