GARA DE MEDOUAR VERSUS CÁRCERE PORTUGUESA DE RISSANI

by

in

31º 17,919’N 04º 24,038’W

Durante a luta de pacifícação da zona de Tafilalet, que designa “Mar de Palmeiras”, a 27ª Companhia da Legião Estrangeira saíu a 16 de Janeiro de 1931, para uma das mais duras batalhas de “pacificação” do Tafilalet, segundo relatos das lutas pela Independência de Marrocos.

Gara de Medouar ou Kelaa el Mdouara, fica a poucos quilómetros de Rissani a caminho de Mcissi. Com uma localização estratégica soberba, de que sobressai a sua altitude a cota 858 mts é ainda importante a sua forma em “U”, o que permitia que a sua defesa como local estratégico, tornando-a, como que uma fortaleza inacessível.

Hoje, o que resta das ruínas do “Cárcere” e a vista que se obtém a partir do cimo do Monte, permite aos visitantes apreciar uma paisagem até ao limite do que a nossa vista alcança, como as Montanhas do Alto Atlas e o enorme palmeiral que vem do Vale do Ziz até Rissani.

A forma singular deste monte, permitiu que no século XIX, fosse construído um muro com 2.00 mts de largura por 5.00 mts de altura, para armazenamento de água das chuvas que escorriam pela encosta do monte.

Mas, há relatos que a parede foi “construída” para “aprisionar” os escravos que vinham de África para serem vendidos em Portugal, sendo como que um entreposto. Também se diz que os escravos enquanto aguardavam a sua viagem para Portugal eram obrigados a trabalhos de “pedreiros” ou “canteiros” partindo pedra para a construção do muro.

Para além da paisagem. algumas paredes ainda têm embutidos trilobites e e outros fósseis.

Dizem que o local para além de ter algum interesse histórico/turístico, tem servido para a rodagem de filmes, sendo o mais famoso “A Múmia”.

Fica mais está “Dica” LandLousã. e o percurso desde o Auberge du Sud a Cárcere Portuguesa de Rissani.

Link

Rissani


Comentários

2 comentários a “GARA DE MEDOUAR VERSUS CÁRCERE PORTUGUESA DE RISSANI”

  1. Em Dezembro próximo vou bisbilhotar e fotografar a Cárcere Portuguesa de Rissani.
    RR

  2. É pá é só para meter inveja?
    Ontem o Moha e Hamid, convidaram-me a levar o SAvimbi ou SAmouco a fazer a rodagem até ao Auberge, quem sabe em Novembro, ehehehehhehe.
    Inté