TypWiz: Editor de Ficheiros TYP (mapas vectorias Garmin)

por

em

Já aqui demos conta de uma outra ferramenta que permite utilizador criar/editar os seus próprios símbolos gráficos em mapas vectoriais para representar linhas, polígonos e pontos, substituindo assim os conjuntos fornecidos por omissão pela Garmin.

Estes símbolos gráficos são definidos num ficheiro especial designado TYP, o qual pode ser associado a mapas do utilizador, criando simbologias específicas.

A ferramenta já abordada é o TypViewer (http://landlousa.wordpress.com/2010/06/25/typviewer-editor-de-ficheiros-typ-mapas-vectoriais-garmin/).

Como vimos logo na altura não se trata de um processo simples desenhar e codificar símbolos TYP, tanto mais que aqueles são definidos segundo o formato XPM. E isto passa por:

  • Afectar cores a caracteres ASCII,
  • Digitar manualmente os caracteres ASCII de modo a compor uma imagem.

A ferramenta TypWiz diminui drasticamente a barreira de criação e edição dos ficheiros TYP e consideramo-la mesmo das melhores do ponto de vista das funcionalidades disponibilizadas e ergonomia.

Apesar de se encontrar ainda numa versão beta (0.771) é já bastante estável. Pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação:

http://pinns.co.uk/osm/ostyp.html

Tem como principais características:

  • Carregar ficheiros TYP para edição, quer no formato de texto (TXT) quer no formato já compilado (TYP);
  • Armazenar ficheiros em formato de texto (TXT) ou em formato já compilado (TYP), o que requer a instalação do compilador cgpsmapper (http://cgpsmapper.com/);
  • Permitir a criação de objectos do tipo ponto, linha e polígono, com um controlo completo sobre o tipo (type), sub-tipo(subtype) e ordem de desenho (draworder);
  • Disponibilizar um editor gráfico simples;

  • Capacidade de conversão das cores seleccionadas (16-bit) para objectos  em equivalentes com a
    profundidade de 8-bit (própria dos modelos mais antigos da garmin);
  • Visualização em formato XPM do objecto seleccionado;
  • Possibilidade de exportar os gráficos criados no editor  como ficheiros do tipo bitmap (24-bit), o que permite a sua utilização como “custom POI” ou “custom waypoints” em dispositivos Garmin compatíveis;
  • Manual de utilização.

Na segunda parte deste artigo exploraremos uma segunda ferramenta que pode ser combinada com o TypWiz. Trata-se da ferramenta img2typ, a qual permite a extracção dos objectos do tipo linha, polígono e ponto a partir de um mapa Garmin já compilado (.img).