Tracks para GPS que não admitem Tracks

by

in

Como sabem a maioria senão a maior parte de “GPS’s, do tipo automóvel” da Garmin, não tem a possibilidade de gravar tracks e muito melhor de representá-los no ecrã.

Mas, há sempre um “mas”, quase todos os GPS’s Nuvis actuais, mesmo os mais básicos que tenham a função: Menu> Meus dados> Importar rotas desde arquivo, podem apresentar tracks.

Como?
Com a aplicação WinGdb.

É simples e prático:

Se tiveres um track com a extensão, (.gpx), deves abri-lo com a aplicação WinGdb e convertes para um ficheiro com a extensão (.gdb), com a opção 23 do programa.

Depois desta operação, deves abrir o ficheiro com o Programa MapSource, e com a função “enviar para dispositivo”, reenvias para o GPS

E no GPS? Como fazer’?
Menu > Meus  dados > Importar rotas desde arquivo. Aparece o arquivo reenviado através do MapSource e confirmar “importar”. Esta operação deve ser feita com o mapa que não seja rotável, como por exemplo o Topo Lusitânia ou outro, já que com um mapa rotável pode distorcer o track.

Para finalizar:
Menu> Destino> Rotas Personalizadas… activando a nova rota que se criou, que já se pode ver no ecrã e assim poder navegar num track.

Este track, não deve depois ser editado, recalculado, pois passará a ser visto como uma recta num mapa não rotável.

Aconselha-se que o tamanho dos tracks tenha o máximo de 200 pontos, já que com maior n.º de pontos poderá haver uma distorção aparecendo a parte final com menor definição.

PS: Como não tenho GPS com estas características não me foi possível testar a “Dica”, mas mesmo assim entendi que devia partilhar esta artimanha.

Inté