img2typ: Ferramenta de extração de símbolos de mapas Garmin e criação de ficheiros TYP (mapas vectorias Garmin)

by

in

A ferramenta img2typ, permite a verificação e extração dos símbolos (objectos do tipo linha, polígono e ponto) de um mapa Garmin já compilado (.img).

É, pois, possível extrair aqueles símbolos que temos interesse e depois combinar os mesmos com outros, criando assim ficheiros TYP específicos.

Estes, podem depois ser editados através do editor TypWiz.

A ferramenta img2typ pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação:

http://pinns.co.uk/osm/img2typ.html

De utilização muito fácil, apenas temos que abrir o mapa.

A ferramenta tem a capacidade de pesquisar ficheiros IMG, bloqueados ou não, embora se encontre limitada pela dimensão. Não suporta ficheiros com uma dimensão superior a 25 Mb.

É criada uma lista de tipos embebidos no ficheiro.

Aqui podemos ver os mesmos no editor TypWiz.

Finalmente temos a secção relativa à “Draw Order”.Trata-se de uma secção que contém indicações para a representação de todos os objectos do tipo polígono contidos no mapa e não apenas aqueles que queremos parametrizar. É obrigatória e deverá listar todos os polígonos, mesmo que mais tarde não alteremos a sua apresentação gráfica, sob pena dos mesmos não serem representados no mapa.

A configuração original relativa à “Draw Order” dos polígonos é mantida.

O utilizador para gerar um novo ficheiro TYP (formato já compilado) necessita de instalar previamente o compilador cgpsmapper (http://cgpsmapper.com/) e associá-lo ao img2typ. Para tal basta aceder ao menu “Settings”, opção “Locate Programs”.