“DICAS SOLTAS” – “VISUALIZAÇÃO DO TRAJECTO PERCORRIDO (TRACK TAIL LOGGING) EM OZIEXPLORERCE” – OZIEXPLORER (6)

by

in

A visualização  do trajecto percorrido (track tail logging) é algo que deve ser configurado pelo utilizador no programa OziExplorerCE.

À medida que o trajecto percorrido é armazenado no ficheiro ceTrack.plt  (pasta “OziExplorer 2Data”) torna-se muito penalizador para os recursos do PDA exibi-lo na totalidade.

Efectivamente, um trajecto pode ser composto por milhares de pontos. Tratando-se o PDA de um dispositivo, por norma, com recursos de processamento limitados existe um limiar a partir do qual o desempenho do modo “moving map” passa a registar atrasos na exibição da posição corrente do utilizador.

É aqui que a opção de configuração da visualização do trajecto a efectuar (track tail) entra. Por omissão estão definidos 999 pontos. O número pode ser alterado através da opção “Track Tail Length” e acessível a partir do menu File > Configuration > Tracks e separador Tail

Este número de pontos indica ao utilizador que apenas serão visualizados os últimos X pontos de trajecto (já que X representa o número de pontos definidos ao nível da opção “Track Tail Length”).

Uma vez atingido o limite de pontos de trajecto, os mais antigos (daí a noção de tail ou “cauda”) são removidos para permitir que novos pontos sejam adicionados (à “cabeça” do trajecto).

Por conseguinte, o trajecto visualizado será tão longo quanto a configuração definida. No entanto, a mesma é totalmente independente do registo (track logging), pois os dados serão sempre armazenados com a opção Log Track to File activa (disponível a partir do menu File > Track Log > Log Track to File).