“DICAS SOLTAS” – “REGISTO DO TRAJECTO PERCORRIDO (TRACK LOGGING) EM OZIEXPLORERCE” – OZIEXPLORER (5)

por

em

O programa OziExplorerCE  pode automaticamente armazenar (log) os pontos de localização fornecidos pelo
receptor GPS à medida que nos deslocamos, bem como dar os mesmos a visualizar .Criam o trajecto percorrido.

Para tal temos que lidar  o com OziExplorerCE em duas grandes áreas:

  1. Armazenar do trajecto (track logging);
  2. Visualização do trajecto à medida que é percorrido (track tail logging).

Neste artigo iremos concentrar-nos na questão relativa ao armazenamento dotrajecto percorrido (track logging)  por parte do OziExplorerCE.

Por omissão a opção de registo do trajecto percorrido está activa. O
utilizador pode desligar ou ligar a mesma através da a opção Log Track to File a partir do menu File > Track Log > Log Track to File.

Activa a opção de registo, o OziExplorerCE armazena o trajecto no ficheiro ceTrack.plt. Este pode ser encontrado pelo utilizador  na pasta “OziExplorer 2Data” da memória interna do PDA.

O OziExplorerCe irá criar um ponto de trajecto sempre que um dos seguintes eventos ocorra:

  • A distância de registo configurada (log distance) é excedida;
  • O curso (heading) se modifica em mais de 7,5 graus;
  • A velocidade se altera em 5 km/hora ou em 15% (na prática o que for maior);

O trajecto é, assim, continuamente registado no ficheiro ceTrack.plt. Não admira, pois, que o ficheiro possa adquirir grandes dimensões.

O utilizador pode limpar este ficheiro em qualquer altura através do comando menu  File > Track Log > Delete Track Log File. Caso pretenda guardar o mesmo pode criar uma cópia. Basta para tal executar o comando menu File > Track Log > Copy Track Log File. Esta cópia pode posteriormente ser carregada no OziExplorerCE normalmente como um trajecto.

A distância de registo (log distance) bem como a criação automática de cópias (segundo um intervalo temporal) do ficheiro ceTrack.plt são configuráveis pelo utilizador na caixa de propriedades dos trajectos (acessível através do menu File > Configuration > Tracks e separador Track Logging).

É também importante impedir que o PDA entre em modo de suspensão se a conexão com o receptor GPS não se realizar durante alguns minutos e assim seja interrompido o registo do trajecto percorrido. Para tal basta Activar a opção No Shutdown a partir do menu File > Configuration> General Settings > Other.